Não consegue largar o cigarro? A vacina antifumo já está em teste

Por: OCP News Jaraguá do Sul

16/03/2016 - 07:03 - Atualizada em: 16/03/2016 - 08:42

Você acha que uma vacina seria capaz de fazer as pessoas pararem de fumar? Uma das drogas que mais causa dependência no mundo está sob análise. Um estudo experimental testa a possibilidade de um medicamento que retarde a absorção da nicotina pelo cérebro.

Para muitas pessoas, parar de fumar é e será uma das maiores lutas já enfrentadas na vida. Isso porque a nicotina é uma substância que causa dependência e tem rápida absorção pelo corpo. Absorvida nos alvéolos pulmonares, a droga cai na circulação e chega ao cérebro em uma velocidade gigantesca: de 6 a 10 segundos. De acordo com o Dr. Dráuzio Varela, 80% dos que tentam livrar-se do fumo fracassam já no primeiro mês de abstinência e apenas míseros 3% permanecem abstinentes depois de um ano.

No entanto, cientistas do Instituto Scripps, na Califórnia, revelaram a descoberta de uma vacina projetada para diminuir o efeito da nicotina sobre o cérebro. O medicamento aumenta o número de anticorpos que se ligam a moléculas de nicotina, atrasando os efeitos da mesma.

O problema é que esse composto ainda possui muitos efeitos colaterais, bem como depressão, alucinação e brusca mudança de humor. Ou seja, ainda não pode ser aplicado, pois a solução de um problema não deve gerar outro.

A pesquisa publicada no Journal of Medicinal Chemistry também mostra que alguns dos testes falharam, comprovando assim que esta ainda é um fase de teste da vacina. E os cientistas concluem: “Um grande obstáculo enfrentado no desenvolvimento da estratégia foi sintetizar uma concentração suficientemente elevada de anticorpos que é capaz de conter a distribuição de nicotina para o cérebro” E isso eles já conseguiram.

Fonte: Hypeness