Ninguém gosta de comida estragando, por isso é sempre bom armazenar bem os alimentos. Mas há casos em que bate a dúvida: vai na geladeira ou na fruteira? Precisa embrulhar ou pode tirar do pacote?
Confira a seguir algumas dicas para acomodar melhor produtos na sua cozinha, garantindo que eles fiquem frescos por mais tempo.
Ovos
Fotos: Divulgação
Foto: Divulgação
Acredite, a melhor coisa é não colocá-los na porta da geladeira. O melhor é acomodá-los em um pote limpo dentro do refrigerador, fora do pacote em que foram comprados. Deste modo, evita-se a variação constante de temperatura que acontece quando abrimos e fechamos a porta.
Atenção: o recipiente onde os ovos serão guardados deve sempre ser lavado e seco na hora de repor o ingrediente, para evitar o acúmulo de bactérias (isso vale também para a gaveta dos legumes).
Temperos frescos
Foto: Receitas de Juliana
Foto: Receitas de Juliana
Maços de coentro, manjericão ou cebolinha podem, sim, ser guardados na geladeira. O ideal é lavar, retirar o excesso de água e guardar em um pote de plástico bem fechado. Também é possível acomodar dentro de um saco plástico limpo, se preferir.
Cenoura
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Elas duram até três semanas dentro da geladeira se forem guardadas dentro de um saco plástico limpo e fechado. Quando expostas ao sol ou altas temperaturas, elas produzem uma substância que deixa o ingrediente um pouco amargo. Outros vegetais que também podem ser acondicionados desta forma são beterrabas e pimentões.
Banana
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
O lugar delas é na fruteira, mas não tem problema algum guardar na geladeira. A única diferença é que a casca vai escurecer, uma reação natural da fruta. Só cuidado com a companhia que as bananas terão na fruteira ou na geladeira: na medida em que envelhecem, elas soltam um gás que acelera o amadurecimento de outras frutas ao redor.
Folhas e verduras
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Todo cuidado do mundo na hora de armazenar saladas: guardadas de maneira inadequada, elas murcham por perderem água para o ambiente seco da geladeira. Vegetais como alface, repolho e brócolis duram mais se forem acondicionados secos em um recipiente plástico forrado com papel-toalha.
O ideal é tirar um tempo após chegar do supermercado ou feira para lavar, deixar de molho em produto clorado, enxaguar com água e vinagre, centrifugar e guardar.
Batatas
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Todo mundo que cozinha já passou por esta situação - na hora de pegar as batatas para descascar, descobriu que elas estavam brotando. Para evitar esse tipo de problema, acomode-as na geladeira em saco plástico limpo, para proteger da umidade. Utilizar um saco de papel para guardar na fruteira também ajuda a retardar o processo de germinação, mas não o elimina por completo.
Berinjelas
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Esse vegetal também não é nada amigo da umidade - e ainda por cima estraga rapidamente. Na geladeira, podem ser guardadas em um pote plástico com uma camada de papel-toalha. Para que a berinjela renda muito, o melhor é usá-la na mesma semana em que foi comprada.
Cogumelos
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Em primeiro lugar, nunca lave.  Cogumelos são como esponjas e estragam em contato com a água. Antes de cozinhar, apenas remova a sujeira delicamente com uma escova ou um pano. Podem ser guardados na geladeira em um pote plástico forrado com papel-toalha. Como o ingrediente é altamente perecível, é bom usá-lo até dois dias depois de comprar.
Fonte: Uol.