Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Na faixa: 5 passeios para fazer de graça em Jaraguá do Sul

Parque Malwee | Foto: Andreia Nunes

Por: Ewaldo Willerding Neto

19/08/2024 - 16:08 - Atualizada em: 19/08/2024 - 16:29

Uma cidade tão encantadora quanto Jaraguá do Sul oferece ainda muitas opções gratuitas de lazer para seus moradores e visitantes. Há parques, mirantes, casario antigo, etc., que qualquer pessoa pode aproveitar sem gastar um centavo. OCP destacou cinco passeios que você pode fazer sem meter a mão no bolso. Confira.

Parque Malwee

Parque Malwee | Foto: Divulgação/ Parque Malwee

Inaugurado em 1978, o Parque Malwee é uma das maiores áreas de preservação ambiental de Santa Catarina. O espaço possui 1,5 milhão de metros quadrados, 16 lagoas, mais de 35 mil árvores plantadas e centenas de espécies de aves — uma avifauna considerada elevada por especialistas, uma vez que o parque está num centro urbano. Além da natureza exuberante, o parque conta com infraestrutura completa. Os visitantes podem desfrutar quiosques e churrasqueiras espalhados em toda a extensão do parque, se aventurar nas trilhas de bike e pista de bicicross, contemplar a natureza em um passeio de pedalinho ou bicicleta. O Parque Malwee também é um espaço cultural onde o visitante tem acesso a museus que retratam a história dos primeiros colonizadores da região, esculturas produzidas por artistas internacionais e diversas réplicas de estátuas.

  • Onde fica: Rua Wolfgang Weege 770.

 

Chiesetta Alpina

Chiesetta Alpina | Foto: Divulgação/PMJS

No Morro Boa Vista, fica a principal atração do turismo religioso de Jaraguá do Sul e uma das principais de Santa Catarina. Muitas pessoas fazem turismo religioso por motivos de conforto espiritual, para pagar promessas ou para orar por perdão ou salvação. Para outros, essa é uma forma de demonstrar sua devoção a uma fé.

A cada ano, milhares de visitantes, tanto locais quanto turistas, são atraídos pela beleza singular da Chiesetta Alpina. O espaço serve como um refúgio para aqueles que buscam momentos de contemplação e conexão espiritual.

  • Onde fica: Morro Boa Vista – Boa Vista.

 

Parque da Inovação

Parque da Inovação | Foto: Divulgação/PMJS

Uma opção para quem quer relaxar em um verdadeiro refúgio natural! Para sair da rotina e entrar em contato com a natureza, muitas pessoas optam por frequentar um parque, respirar ar puro, caminhar descalço e se desconectar do “mundo real”. Para quem quer entrar totalmente no aconchegante mundo da natureza, vale a pena visitar o Parque da Inovação, no Bairro Três Rios do Sul. O parque é perfeito para relaxar, levar as crianças e animais para um passeio, ou até mesmo se exercitar caminhando, ou pedalando. Os 55 mil metros quadrados de espaço estão divididos entre áreas de lazer, cultura e esporte. Já a natureza exuberante proporciona momentos de interação e prática de atividades físicas, melhorando a qualidade de vida.

  • Onde fica: R. Cesare Valentini, 450 – Três Rios do Sul.

Pico Malwee

Pico Malwee | Foto: Fábio Junkes/Arquivo OCP News

Admirar a beleza do nascer e pôr do sol, apreciar uma vista panorâmica de Jaraguá do Sul, fazer uma caminhada para exercitar o corpo, um piquenique em família e aproveitar uma série de outros atrativos encantadores é algo que se torna possível no Pico Malwee, um belo cartão postal da cidade e um dos principais pontos de destino dos jaraguaenses apaixonados pela natureza.

Mantido pelo Grupo Malwee, o local possui 1,4 milhão de metros quadrados e é uma importante atração turística de Jaraguá do Sul e região. O pico fica a 550 metros de altura e possui ampla infraestrutura, como choupanas com churrasqueiras, água corrente e energia elétrica, lanchonete, banheiros e dois mirantes para contemplar a bela paisagem de Jaraguá do Sul.

  • Onde fica: Barra do Rio do Cerro.

Centro Histórico

Centro Histórico | Foto: Divulgação/Aline Bento

O Centro Histórico de Jaraguá do Sul é um prato cheio para quem gosta de relembrar tempos mais antigos e entender mais sobre o crescimento do município desde a sua fundação. São diversas edificações, monumentos históricos e atrativos para conhecer.

A colonização da área central do município iniciou por volta de 1895 e o desenvolvimento foi expressivo a partir da década de 1910, com a construção de novos pontos que impulsionaram o crescimento da cidade. São histórias que vêm e vão sem parar.

  • Onde fica: Centro de Jaraguá do Sul

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Ewaldo Willerding Neto

Jornalista formado pela UFSC com 30 anos de atuação.