Na Faixa: 5 passeios para fazer de graça em Blumenau e região

Vila Germância é um dos bons passeios em Blumenau | Foto: Divulgação/PMB

Por: Ewaldo Willerding Neto

19/08/2024 - 16:08 - Atualizada em: 19/08/2024 - 16:30

Blumenau e região têm opções encantadoras e com personalidade que podem ser aproveitadas a qualquer momento e o melhor, sem gastar um centavo. Rotas que remetem aos período em que a região foi colonizada; parques urbanos e parques naturais compõem um cenário que vai muito além das festas de outubro. OCP destacou cinco passeios que você pode fazer sem meter a mão no bolso. Confira.

Parque Vila Germânica

Parque Vila Germânica | Foto: Divulgação/HalloBlumenau

O Parque Vila Germânica é um dos maiores espaços públicos para eventos do Brasil. Com mais de 40.000 mil metros quadrados, é o palco da maior festa alemã das Américas, a Oktoberfest Blumenau. Além disso, durante o ano todo recebe eventos como a Sommerfest, Festival Brasileiro da Cerveja, Feira Brasileira da Cerveja, Concurso Brasileiro da Cerveja, Páscoa em Blumenau e Natal em Blumenau. A entrada é gratuita.

Além de ampla estrutura com quatro pavilhões para realização de eventos, o complexo Parque Vila Germânica conta com o espaço Empório Vila Germânica, um ambiente charmoso e tradicional das construções no estilo enxaimel aberto 365 dias no ano, que oferece opções de lojas de artesanatos e souvenirs, com produtos típicos da região, cafés, sorveterias e restaurantes com gastronomia típica alemã e cardápio variado.

  • Onde fica: R. Alberto Stein, 199 – Velha

Parque Ramiro Ruediger

 

Parque Ramiro Ruediger | Foto: Divulgação/PMB

O Parque Ramiro Ruediger é uma das grandes atrações de Blumenau, onde você pode realizar diversas atividades. Com uma área total de 40 mil m², o Parque oferece diversas opções de lazer, como lago com 4 mil m² e deck, pista para corrida e caminhada, com cerca de 700 metros de extensão, ciclovia, bosque com mudas em crescimento, playground, lanchonete, quadra poliesportiva, vôlei de areia, quadra de tênis e segurança 24 horas.

As tardes no parque podem ser calmas e tranquilas fazendo um piquenique com a família, ou até praticar esportes nas diversas quadras espalhadas pelo local.

  • Onde fica: R. Alberto Stein, 416 – Velha.

Para da Estação

Praça da Estação | Foto: Divulgação/PMB

Localizado no Centro de Blumenau, ao lado da Prefeitura Municipal, a Praça da Estação Unifique reúne história, passado e presente e futuro. Através da construção da réplica da Antiga estação Ferroviária, a Estação Unifique conta com gastronomia, paisagismo diferenciado pontos turísticos instamagráveis e monumentos históricos da cidade, como a Macuca, trem que fazia o trajeto de Rio do Sul até Itajaí e vice-versa e o Relógio das Flores. Com paisagismo bem cuidado e áreas sombreadas, é ideal para relaxar e apreciar a movimentação.

  • Onde fica: R. Padre Roberto Landel de Moura, 19 – Centro

Rota do Enxaimel em Pomerode

Rota do Enxaimel | Foto: Divulgação/PMP

A Rota do Enxaimel é a maior concentração fora da Europa de casas construídas na técnica Enxaimel, trazida pelos imigrantes alemães. São cerca de 50 casas ao longo de 16km, em um percurso tombado como patrimônio paisagístico pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Na técnica enxaimel, as estruturas de madeira são construídas sem nenhum prego ou parafuso, apenas com encaixes. A rota foi escolhida pela ONU como uma das Melhores Vilas Turísticas do mundo, por seu conteúdo histórico e cultural, suas tradições preservadas e atrativos turísticos.

  • Onde fica: Rua Testo Alto, 187 – Testo Alto – Pomerode.

Rota do Imigrante em Pomerode

Rota do Imigrante | Foto: Divulgação/PMP

A Rota do Imigrante em Pomerode inicia-se na divisa entre Pomerode e Blumenau. Conta a história que os primeiros pomeranos se estabeleceram inicialmente nesta localidade de Testo Central, Ribeirão Souto e Ribeirão Luebke. No seu passeio pela rota, você vai encontrar muitas opções de lugares para visitar, comprar e poderá degustar deliciosos produtos coloniais e caseiros elaborados com dedicação e qualidade pelas famílias da comunidade. Os produtos vão desde produções têxteis a alimentos, sempre com envolvimento familiar na sua história, como, por exemplo, a Karsten, a Granja Schutz, Melados da família Danker e receitas de bolachas da Rosen.

O ideal é agendar um tour e finalizar numa propriedade rural adaptada, cheia de histórias e com café colonial.

  • Onde fica: Testo Salto.

Notícias no celular

Whatsapp

Ewaldo Willerding Neto

Jornalista formado pela UFSC com 30 anos de atuação.