Na contracorrente, festival celebra o rock autoral no pré-feriado em Joinville

Por: Rubens Herbst

30/04/2018 - 13:04

Saturnália era uma festividade anual da Roma Antiga em honra ao deus Saturno, em que predominavam a igualdade de direitos, a celebração dos prazeres da vida e a subversão das normas sociais. No período da Saturnália, os escravos não precisavam trabalhar, podiam se vestir como seus senhores e desfrutar das mesmas diversões, e o clima de festa e alegria era a norma geral.

Algo a ver com o 1º de maio, dia de folga para boa parte dos trabalhadores brasileiros? Pode ser, até porque essa véspera de feriado (segunda, 30) será de sorrisos especialmente para o público – seleto, é preciso admitir – que acompanha os passos trepidantes e essenciais da cena autoral de Joinville. O festival no Palácio Snooker Pub tem entrada gratuita até as 22h. Depois desse horário, passa para R$ 10 e após a meia-noite, R$ 20.

Cinco bandas mostram seus trabalhos a partir das 20h, quatro delas de Joinville. Napkin faz um indie rock dançante cheio de grandes melodias; Hessex Alone tem um lado experimental e psicodélico que funde rock e eletrônica; Bento Leão passeia pelo alternativo com uma pitada de punk; e Arataca Stoned Farmers desce a lenha com puro stoner. A escalação da noite se completa com o blues rock progressivo da Alpha Jorge, de Florianópolis.