Museu Nacional dos Bombeiros Voluntários preserva a memória da corporação mais antiga do Brasil

Por: Windson Prado

09/01/2018 - 06:01 - Atualizada em: 10/01/2018 - 13:10

Que tal colocar o Museu Nacional dos Bombeiros Voluntários no roteiro de passeios das férias de verão? A experiência é gratificante para pessoas de todas as idades porque, além de guardar a memória da corporação de voluntários mais antiga do Brasil – são 125 anos de história. O museu funciona anexo a Unidade Central e, assim, os visitantes tem a oportunidade de vivenciar a rotina dos bombeiros, até mesmo as saídas para atendimento de ocorrências.

O Museu Nacional dos Bombeiros Voluntários foi inaugurado em 1997 e hoje conta com um acervo de três mil peças de grande e médio porte, documentos e fotografias classificado em coleções iconográficas, indumentária, equipamento, acessórios de trabalho entre outros.
Ali está, por exemplo, a primeira bomba manual adquirida pela corporação em novembro de 1892, apenas quatro meses após a criação da Sociedade Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville. A exposição também exibe o primeiro caminhão da frota, um Chevrolet vindo dos Estados Unidos em 1923.

Torre

Quando o prédio histórico da Unidade Central do CBVJ foi inaugurado, em 1956, a torre era o ponto mais alto da área urbana de Joinville, com 21,2 metros de altura. Por muitos anos ficou instalada ali a sirene de aviso de incêndio; depois, o vão central foi usada para secar as mangueiras. Agora, a construção integra a primeira parte do projeto de musealização do espaço que abriga o Museu Nacional do Bombeiro e pode ser visitada.

Diorama

No espaço do museu há, ainda, a reprodução de uma casa em estilo enxaimel, que integra um diorama de conscientização dos riscos que o fogo traz.
O ambiente, no final do roteiro de visitas, expõe peças como fogão, tecidos, tomadas sobrepostas, lanternas a gás e outros equipamentos e instalações comuns no ambiente doméstico que oferecem risco de incêndio.
As peças foram retiradas de locais sinistrados, o que aumenta a sensação de realismo. Ali os visitantes recebem instruções de como evitar acidentes domésticos e visualizam, ainda, como ficam os equipamentos após a ocorrência do fogo.

Serviço
O quê? visitação ao Museu Nacional do Bombeiro Voluntário (anexo a Unidade Central – rua Jaguaruna, 13, Centro)
Quando? de terça a domingo, das 9 às 17h30
Informações: (47) 3431-1165 ou museu@cbvj.com.br
As visitas de grupos devem ser agendadas.

 

* Com informações da Assessoria de Imprensa