O Museu Histórico Emílio da Silva promove, a partir de quinta-feira (19), Dia do Índio, a exposição temporária Flechas Indígenas. As visitas poderão ser agendadas até o dia 20 de maio, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13 às 16h30 e, aos sábados, das 9 às 12 horas, pelo telefone 3371-8346. As informações são da Prefeitura de Jaraguá do Sul.
Com o intuito de instigar reflexão do papel do índio na sociedade, o Museu apresenta flechas confeccionadas por José Roberto Cruz, conhecedor e admirador da cultura. A exposição conta com instrumentos e materiais dos povos indígenas, criadores de uma variedade de tipos de arcos, flechas e pontas de lança.
Estudos antropológicos apontam que o arco e a flecha são os objetos mais utilizados entre os povos indígenas. Instrumento de guerra, caça, pesca e rituais, tornou-se também uma prática esportiva. Na maioria das tribos indígenas brasileiras, o arco é feito do caule de uma palmeira chamada tucum, de cor escura, encontrada próxima aos rios.