Museu da Imigração e Colonização de Joinville fecha para restauração

Museu da Imigração e Colonização de Joinville fecha para restauração Museu da Imigração e Colonização de Joinville fecha para restauração

Entretenimento

Por: Gabriel Junior

segunda-feira, 05:59 - 19/02/2018

Gabriel Junior
A partir da próxima segunda-feira (26), o Museu Nacional da Imigração e Colonização de Joinville (MNIC) será fechado para a visita pública devido aos preparativos para as obras de restauração do alpendre do casarão “Maison de Joinville”.

O foco principal desta etapa da reforma é a substituição dos pilares do local. Os trabalhos têm previsão de iniciar em abril. A expectativa é que os reparos sejam realizados em seis meses, período em que a visitação do público estará suspensa.

“A intenção desse plano de ação é devolver à comunidade e à cidade um museu renovado e melhorado, em consonância com os padrões contemporâneos de museologia e da legislação vigente no Brasil, para o setor”, explica a coordenadora do MNIC, Renata Cittadin. O investimento será de R$ 45.724,13.

Atividades educativas mantidas

Mesmo com os espaços expositivos fechados, o Museu Nacional da Imigração e Colonização manterá suas atividades educativas, sociais e ações externas. Entre elas, estão a realização do 1o Seminário de Museus da Imigração (16 de maio), a Festa do Imigrante (16 de setembro), atendimento a pesquisadores, digitalização do acervo, manutenção da rotina de higienização e tratamento do acervo, elaboração do Plano Museológico.

O contato com o público também será mantido por meio das atividades que o MNIC oferece para grupos e escolas, como o projeto educativo “Percursos da memória: O Museu Nacional da Imigração e Colonização em tessituras com a malha urbana que o cerca”; a exposição itinerante “Negras lembranças”; e o acervo manipulável da Mala do Imigrante.

As escolas e grupos interessados em participar das atividades externas e itinerantes, devem entrar em contato com a equipe do museu e solicitar agendamento pelo e-mail educativo.mnic@joinville.sc.gov.br.

×