Museu da Cerveja, de Blumenau, passa para a iniciativa privada e será totalmente revitalizado

Por: Felipe Elias

19/12/2020 - 17:12 - Atualizada em: 19/12/2020 - 17:45

Na última sexta-feira (18), a Prefeitura de Blumenau repassou oficialmente a administração do Museu da Cerveja para a iniciativa privada. Os empresários Valmir Zanetti e Ulysses Kreutzfeld, proprietários da Cerveja Blumenau, conseguiram apresentar a melhor proposta no processo licitatório e passam a gerir o equipamento turístico.

Em frente ao Museu, que fica no início da rua XV de Novembro, placas já sinalizam os estudos que estão sendo efetuados para o espaço. A previsão é que ele seja reaberto no segundo semestre de 2021, já com todas as alterações estruturais e de acervo realizadas.

Zanetti destaca que o Museu é um equipamento importante para a cidade, não só por estar no Centro Histórico – primeira parada de muitos turistas –, mas também pelo tema que representa. “Somos a Capital Brasileira da Cerveja, a cidade da Oktoberfest, um município muito marcante para o cenário cervejeiro nacional. Vamos trabalhar para que o Museu da Cerveja faça jus ao passado, ao presente e ao futuro desse segmento na região e no país”.

Para Kreutzfeld, um dos principais objetivos será atrair o interesse dos moradores da cidade para conhecer mais a história e vivenciar mais a região. “No caso do Museu da Cerveja, queremos que a população da cidade veja com orgulho o que se construiu aqui e sinta que aquele lugar conta também a sua história”.

Novidades na estrutura

No tempo de portas fechadas, obras de infraestrutura serão feitas, como a reforma do telhado da atual construção. Ela também será ampliada com novos banheiros.

Uma das novidades será a construção de um deck de cerca de 300 metros quadrados. O espaço terá mesas e ombrelones, no entorno de um chafariz de cerveja, onde o público poderá contemplar a famosa curva do rio Itajaí-Açu, tão presente e simbólica para Blumenau.

No Museu, o acervo passará por reavaliação e novos itens serão incorporados. A exposição permanente será dividida em pelo menos seis ambientes, com recursos audiovisuais. Além disso, haverá coleções para mostras temporárias que poderão circular por escolas, entidades e outros museus.

Receba as notícias do OCP no seu WhatsApp: