Museu ao céu aberto auto-sustentável, é destaque internacional

Foto divulgação | Design Boom

Por: Elissandro Sutil

29/09/2021 - 14:09 - Atualizada em: 29/09/2021 - 14:28

Arquitetos do MASK Architects, lançaram um projeto chamado “Madre Natura” na Sardenha, Itália. O projeto de desenvolvimento sustável no estilo de sistema modular em ambientes naturais é inspirados no trabalho do artista Constantino Nivola, a inspiração foi a escultura de ‘la madre’ do escultor.

O projeto tem o objetivo de chamar a atenção e incentivar designers do mundo todo a utilizar um sistema de construção impresso em 3D de aço.

O design possui uma identidade icônica como peças de arte e estruturas arquitetônicas habitáveis e sociáveis, que desenvolverão uma nova visão da cidade. O estúdio dos arquitetos é o primeiro no mundo a usar um sistema de construção “exoesqueleto”, impresso em 3D de aço que suporta e distribui todos os elementos funcionais do edifício, usando uma nova solução de técnica da construção chamada de “exosteel”.

Os arquitetos responsáveis pela obra visam integrar arquitetura, arte e tecnologia neste projeto de museu habitável. Querem preservar e proteger o patrimônio da Sardenha, além de dar continuidade ao legado de utilizar técnicas modernas com o estilo integrado de design.

O local é uma encosta de uma montanha, que por seus desníveis proporcionará diferentes níveis para os módulos a serem inseridos. Rodeados por um cenário natural, o empreendimento sustentável trabalha em harmoniza com a natureza. A região da Sardenha na Itália possui ventos fortes, por isso os módulos são projetados de forma a permitir que o vento passe entre os vazios criados em ambos os lados da estrutura.

Os edifícios foram projetados para serem auto-sustentáveis e também podem fornecer recursos de energia para a rede de desenvolvimento. Cada módulo é projetado para ser expansível e flexível para que possa sempre se adequar a qualquer terrenos e atender às necessidades de qualquer desenvolvimento. Cada edifício possui uma torre de energia que fornece energia natural solar e eólica.

Colocados no topo da torre também estão alguns elementos tecnológicos, como câmera inteligentes e detectores de incêndio. Isso é para fornecer seguridade social e natural contra desastres naturais. Cada edifício atua como um farol na montanha anoite. As luzes também podem oferecer entretenimento para uso social e exposições.

Os módulos também podem ser utilizados para “auto isolamento”, para que os visitantes consigam manter às recomendações da OMS em relação à pandemia do coronavírus. Para isso, os módulos foram projetados para serem expansíveis, flexíveis e adaptáveis ​​para ajudar a comunidade de todas as maneiras possíveis.

Via Designboom