VÍDEO – Motorista jaraguaense testa sistema autônomo de direção na BR 101

Por: Elissandro Sutil

21/12/2016 - 14:12 - Atualizada em: 21/12/2016 - 15:13

Será que nossos tataravós imaginariam que algum dia os carros pudessem andar sozinhos, autônomos, sem a interferência humana na direção? Talvez não, e surpreendendo a muitos, essa tecnologia já está em uso em muitos carros pelo mundo – e populariza-se cada vez mais. Forte prova disso, poucos dias atrás um jaraguaense testou esse sistema aqui no Brasil, em uma BR, mais precisamente no trajeto entre Balneário Camboriú e Jaraguá.

O protagonista do passeio foi o empresário Daniel Lunelli, que fez um test drive com o novo Volvo XC90, a diesel. Ele passou um fim de semana com o carro e filmou o teste da tecnologia inédita na rodovia em Itajaí. Outros modelos da Volvo já vinham com esse sistema, mas com limitação na velocidade para andar no máximo a 50 km/h. Neste lançamento ano 2017, o carro é guiado pelo sistema autônomo alcançando velocidade de até 130 km/h.

Assista ao vídeo feito pelo jaraguaense durante o test drive, e tente não prender a respiração:

Adepto dos carros elétricos autônomos

Tecnologia, economia e sustentabilidade chamam a atenção do jaraguaense, tanto é que ele é adepto dos carros elétricos, que não precisam de combustíveis e não emitem nenhum tipo de poluente à natureza. Os motoristas têm aderido cada vez mais a essa alternativa, que em SC recebeu incentivo pelo recente surgimento do primeiro eletroposto do Estado, situado em Araquari. Veja aqui a matéria da RBS sobre o assunto.

Quando nos Estados Unidos, Daniel já pode experienciar o desempenho de um Tesla, carro elétrico que também conta com o sistema autônomo de direção. Mas será que esses carros realmente funcionam direitinho? Há críticas de que eles não andam muito bem, e para tirar a prova, o Daniel também testou e mostrou pra galera. Confiram o vídeo:

Que tal, você confiaria uma “volta” dessa sem botar as mãos no volante? A gente achou demais! 😀