O Cineclube da Mostra de Cinema Infantil está de volta à programação do Cinema Gilberto Gerlach, no Centro Integrado de Cultura (CIC), a partir de março. As sessões ocorrem sempre aos sábados, às 16h, com entrada gratuita e por ordem de chegada (limitada à capacidade do espaço de 137 lugares). A iniciativa conta com apoio do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC) e da Fundação Catarinense de Cultura (FCC).
Confira a programação de março:
Dia 8/3: Filme “Sete cores da Amazônia”
- De Ana Ligia Pimentel, ficção, Brasil, 2022, 79 min
- Classificação indicativa: livre
- Sinopse: Sarah é mais uma menina que vive nas inúmeras palafitas da periferia de Manaus. Acostumada com sua rotina de pobreza, ela vê seu mundo se expandir enormemente quando conhece sua avó Ceucy e embarca em uma jornada de descoberta de suas raízes indígenas.
Dia 15/3: Sessão curtas-metragens da Mostra
- Duração: 45min30
- Classificação indicativa: Livre
- Com exibição dos filmes: Alma de graveto (de Marcos Faria, animação, SP, 2024, 9 min): No coração das montanhas, mora um artista que ama criar personagens usando vários elementos da natureza. Em meio a essas criações, um doce personagem ganha vida: Graveto. A partir de então, Graveto se enche de coragem, sai mundo afora e encontra toda uma diversidade de seres feitos de folhas, flores, sementes, gravetos, cascas de frutas, pedrinhas etc. Uma jornada recheada de descobertas, humor, trapalhadas e amor. Alma de Graveto, um convite a nos conectar à natureza.
Manu sonha com onças (de Daniel Og, animação, RJ, 2023, 5min30): “Manu sonha com onças” é a história de um sonho da menina Manuela, que, esta noite, se encontra com os felinos que habitam sua imaginação e a ajudam a despertar sempre um pouco mais pra quem ela é e o que quer ser no mundo. Um filme que nos lembra a criança que somos e de escovar os dentes antes de dormir!
Cozinhando com Boris/Baking with Boris (de Masa Avramovic, animação, França/Suíça/Croácia, 2023, 8 min): Todas as manhãs, Boris, o padeiro do vilarejo, assa uma fornada de pães crocantes e bolos macios para todos os vizinhos, até que…Atchim! Ele não consegue parar de espirrar, se tornou alérgico a farinha. Como ele vai continuar cozinhando para todas as pessoas do vilarejo?
Pororoca (de Fernanda Roque e Francis Frank, animação, MG, 2024, 6 min): Adaptado do texto “A inacreditável história do pescador”, de T. Dalpra Jr, “Pororoca” é fruto do amor entre a baleia e o peixe-boi. Uma metáfora do agitado e caudaloso encontro da água do mar com a água do rio.
PiOinc (de Alex Ribondi e Ricardo Makoto, animação, DF/GO, 2023, 17 min): Oinc é um porquinho solitário que sempre brincava sozinho. Um dia, ele encontra Pi, um passarinho recém-nascido que estava perdido e que o segue até em casa. Oinc tenta ajudar o amigo a voltar ao seu lar, porém Pi não tem uma das asas. Uma história sobre amizade, e como as diferenças são de grande valor!
Dia 22/3: Filme “Tarsilinha” – Em parceria com a Maratona Cultural
- De Célia Katunda e Kiko Mistrorigo, Brasil, animação, 2021, 93 min
- Classificação indicativa: livre
- Sinopse: Tarsilinha é uma garota de 8 anos que embarca numa jornada fantástica para recuperar a memória de sua mãe. Para isso ela precisa encontrar objetos muito especiais: as lembranças que foram roubadas. Em sua jornada, Tarsilinha verá coisas incríveis e fará amigos, mas também terá que enfrentar seus medos, superar obstáculos e voltar para casa em segurança com todas as lembranças.