A segunda edição do festival de cultura oriental Sakura Joinville, programada para o período de 12 a 14 de setembro, terá seu lançamento em grande estilo. A soprano Masami Takashi Ganev, cantora lírica japonesa, e o violonista Igor Ishikawa levam ao palco o recital “O Ipê e a Cerejeira”, na Sociedade Harmonia Lyra, em Joinville, dia 5 de agosto, e no Teatro Álvaro de Carvalho, em Florianópolis, dia 23 de agosto. As duas apresentações serão às 20h. Os ingressos, gratuitos, devem ser reservados pelo site sakurajoinville.com.br
Beira-Mar Continental recebe festival internacional de jazz e blues
O recital compõe o projeto intitulado Mostra Artística Sakura, que também terá exposição do fotógrafo Robson Khalaf, reunindo imagens da edição de estreia do Sakura Matsuri, no ano passado, e um espetáculo do grupo de dança Shyudaiko, com movimentos do folclore japonês.
Fundação Franklin Cascaes celebra 38 anos com programação cultural
Ponto alto da mostra artística, o recital “O Ipê e a Cerejeira” saúda a multiculturalidade Brasil e Japão. O repertório, baseado na música de câmara, com harmonias, melodias e fraseados contrastantes, reúne clássicos brasileiros de compositores como Villa-Lobos, Tom Jobim e Chico Buarque, ao lado de canções japonesas marcadas pela sutileza, inspiradas na natureza e na própria condição humana.
A iniciativa do projeto é da Associação Catarinense de Matusa Bujutsu, de Joinville, com produção executiva de Fábio Martins, presidente da entidade e diretor do Instituto Arte Maior, e produção artística de Hisae Yagura Kaneoya.
Os artistas
Masami Takahashi Ganev. Soprano natural do Japão. Iniciou estudos de piano aos 6 anos, com Tomie Takahashi. Estudou canto com Aprile Millo, Neyde Thomas, Eiko Senda, Maria Vetere, Samira Hassan, Alberto Heller e Rafael Andrade. Fez masterclass com cantores renomados mundialmente, como Aprile Millo, Raina Kabaivanska, Dame Kiri Te Kanawa e Carlo Colombara. Cantou em papéis como Cio-cio-san (“Madama Butterfly”), Condessa (“As bodas de Fígaro”), Mimì (“La Bohème”) e Micaëla (“Carmen”), além de obras como Sinfonia no.2 de Mahler, Nona Sinfonia de Beethoven, Requiem de Mozart e Fantasia Coral de Beethoven. Já cantou com a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo (John Neschling, Eduardo Strausser), a Orquestra Nacional do Teatro Claudio Santoro (Claudio Cohen), a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais (Gabriel Rhein-Schirato), a Orquestra do Theatro São Pedro – SP (John Boudler), entre outras. Integrou a Cia. da Ópera Curta de São Paulo.
Igor Ishikawa. Bacharel em Música – Violão pela Udesc, onde estudou com Luiz Mantovani. Natural de Florianópolis (Santa Catarina), iniciou sua carreira em 2004, no grupo de choro “Ginga do Mané”. Hoje é fluente solista e acompanhador com o violão tradicional (clássico e popular), violão de 7 cordas e violão Brahms (violão de 8 cordas). Participou de diversas atividades acadêmicas e artísticas como a “Orquestra de Violões da Udesc” e a “Camerata de Violões”.
Shyudaiko. Grupo de danças folclóricas e tambores japoneses de Joinville, com 17 anos de história, recebeu apoio do governo do Japão para sua criação. Seus temas fazem parte do folclore japonês.