Mostra AF exibe 10 filmes do Cinema Francês em Floranópolis

Cena do filme Swagger | Foto Divulgação.

Por: Emilly Leal

26/08/2018 - 06:08 - Atualizada em: 28/08/2019 - 23:11

Nada como a produção cinematográfica para aproximar culturas e tradições. E quando se fala em França, o cinema logo vem à mente, já que o País é uma referência internacional, com uma produção abrangente e de sucesso em todos os gêneros.

E é exatamente com este propósito que a Mostra AF de Cinema 2018, realizada pela Aliança Francesa de Florianópolis, volta para a sua segunda temporada, entre os dias 03 e 12 de setembro, no cinema do CIC, na Capital. Ao todo, serão 10 filmes, um por dia, sempre às 20h e com entrada gratuita.

Entre os destaques estão o atual, realista e interessantíssimo Petit Paysan (O pequeno Fazendeiro), de Huber Charuel, vencedor do César de Melhor Primeiro Filme em 2017, que terá sua primeira exibição em Santa Catarina.

O elogiadíssimo Wùlu, “gangster africano” dirigido pelo diretor estreante franco-malinês Daoda Coulibaly, e os clássicos Le Mépris (O Desprezo) de Jean-Luc Godard e Le Salaire de la Peur (O Salário do Medo), de Henri-Georges Clouzot.

Completam a lista a animação e crítica social baseada em HQ, Aya de Yopougon (Aya), de Marguerite Abouet e Clément Oubrerie, o documentário Swagger, a biografia musical Barbara, a comédia Ciumenta, de David Foenkinos, além dos dramas Une Vie Violente (Uma vida violenta) e A peine j’ouvre les yeux (Assim que abro meus olhos).

Além das sessões no cinema do CIC, a mostra acontece também com os mesmos filmes em sessões fechadas para alunos do IFSC-Continente e promove 10 sessões de cine-debate com o documentário Swagger em escolas de Florianópolis.

A Mostra AF de Cinema é uma realização da Aliança Francesa de Florianópolis, dos cineclubes da Unisul e do Instituto Federal de Educação – Campus Florianópolis, do Ministério da Cultura e do Governo Federal. Conta com patrocínio da ENGIE Brasil Energia, através da Lei de Incentivo à cultura. Apoio de Institut Français, Cinemateca da Embaixada da França e MIS-SC (Coordenação da Marte Inovação Cultural).

Mostra AF de Cinema 2018 | Foto Divulgação.

Confira a programação

Todos os filmes iniciam às 20h e as salas abrem às 19h45

Data: 03/09

ASSIM QUE ABRO MEUS OLHOS (Bélgica, França, Tunísia 2015)
Sinopse: Verão de 2010 em Túnis, na Tunísia, alguns meses antes da Revolução de Jasmim. Enquanto o regime de Ben Ali cai, Farah (Baya Medhaffer), uma garota de 18 anos, se junta a uma banda de rock politizada e descobre o álcool, o amor e os protestos. Indo contra a vontade da mãe, Hayet (Ghalia Benali), que conhece os tabus do país, Farah mergulha cada vez mais nesse mundo, sem suspeitar do perigo de um regime político que a observa e se infiltra na sua privacidade. Para proteger a filha, Hayet fará o que for preciso, inclusive, reviver as feridas da sua própria juventude. De Leyla Bouzid. Com Aymen Omani, Baya Medhaffar, Ghalia Benali. Drama em /106’.

Classificação etária 16. Legendado.

Data: 04/09

SWAGGER (França 2016)
Sinopse: Um documentário “teen-filme” que nos transporta para dentro das mentes surpreendentes de onze adolescentes que crescem em um dos bairros mais desfavorecidos da França. Apesar das suas dificuldades na vida, as crianças de Sevran e Aulnay têm sonhos e ambições. De Olivier Babinet. Com Aïssatou Dia, Mariyama Diallo e Abou Fofana. Documentário em /84’.

Classificação etária 10 anos. Legendado.

Data: 06/09

BARBARA (França 2017)
Sinopse: Uma atriz, Brigitte, irá interpretar num filme a icônica cantora Barbara. Brigitte trabalha a personagem de Barbara: a sua voz, as músicas e as canções, a imitação dos gestos, as falas. As coisas prosseguem. A personagem vai crescendo dentro dela. Começa mesmo a invadi-la. Yves, o realizador, também vai trabalhando – através de encontros, imagens de arquivo e a música. Parece inspirado por ela… Mas por quem? Pela atriz ou por Barbara? De Mathieu Amalric. Com Jeanne Balibar, Mathieu Amalric, Vincent Peirani. Drama em cores/97’.

Classificação etária Livre .Legendado.

Data: 07/09

O DESPREZO (Le Mépris) (França 1963)
Sinopse:
Paul Javal, roteirista, aceita dar nova versão à adaptação de “A Odisséia”, que Fritz Lang está rodando em Roma, sob a produção de Jérôme Prokosch. Apaixonado por Camille, sua mulher, Paul fica enciumado quando ela aceita uma carona de Prokosch. Durante uma longa cena doméstica, Camille fala de seu desprezo pelo marido. O rompimento acontece em Capri, onde são realizadas as cenas externas e mais importantes do filme. Camille vai embora com Prokosch e ambos morrem num acidente de carro. De Jean-Luc Godard. Com Brigitte Bardot, Michel Piccoli. Drama em cores/100’.

Classificação etária 16 anos. Legendado.

Data: 08/09

O PEQUENO FAZENDEIRO (Petit Paysan) (França 2017)
Sinopse:
A vida de Pierre (Swann Arlaud) gira em torno de sua fazenda. Produtor de leite e acostumado a viver cercado pela natureza, o jovem vê sua vida mudar completamente quando uma epidemia assola a França, deixando seus animais infectados. Agora ele precisa enfrentar todos os obstáculos para manter seus animais vivos. De Hubert Charuel. Com Bouli Lanners, Sara Giraudeau, Swann Arlaud. Drama policial em /90’.

Classificação etária: 12 anos. Legendado.

Data: 09/09, às 18h

CIUMENTA  (Jalouse ) (França 2017)
Sinopse:
Nada acontece na vida de Nathalie Pêcheux (Karine Viard), uma professora de letras divorciada. Até que ela começa a sentir ciúmes de todos a sua volta. Desde a sua filha de 18 anos, Mathilde (Dara Tombroff), uma dançarina clássica com futuro promissor, até seus vizinhos e também Mélanie (Anaïs Demoustier), sua nova colega de trabalho. De David Foenkinos. Com Anne Dorval, Dara Tombroff, Karin Viard. Comédia em cores/97’.

Classificação etária Livre. Legendado.

Data: 09/09

WÙLU (França, Senegal 2016)
Sinopse:
Ladji tem 20 anos. Ele trabalha duro como aprendiz de motorista em Bamako. Quando ele recusa uma promoção que ele acha que merece, ele decide entrar em contato com Driss, um traficante de drogas, que lhe deve um favor. Com dois amigos, Ladji mergulha no mundo do tráfico de cocaína. De Daoda Coulibaly. Com Ibrahim Koma, Inna Modja, Quim Gutiérrez. Ação em cores/95’.

Classificação etária 12 anos. Legendado.

Data: 10/09

AYA (AYA DE YOPOUGON) (França 2011)
Sinopse:
Aya e suas duas amigas, Adjoua e Bintou, vivem no bairro popular de Yopougon, em Abidjan, na Costa do Marfim. Todas possuem a idade da liberdade, 19, porém enquanto Adjoua e Bintou preferem aproveitar essa virtude saindo à noite e procurando um marido, Aya tem outra ambição: ser médica. De Clément Oubrerie, Marguerite Abouet. Animação em cores/84’.

Classificação etária 16. Legendado.

Data: 11/09

UMA VIDA VIOLENTA (Une Vie Violente) (França 2017)
Sinopse: Apesar da ameaça de morte pairar sobre sua cabeça, Stéphane decide voltar para a Córsega para assistir ao funeral de um amigo de infância que foi assassinado no dia anterior. Esta é uma oportunidade para ele se lembrar dos eventos que o viram passar de pequeno burguês delinquente da Bastia ao radicalismo político e à clandestinidade. De Thierry de Peretti. Com Cédric Appieto, Henri-Noël Tabary, Jean Michelangeli. Drama em cores/113’.

Classificação etária 12.

Data: 12/09

O SALÁRIO DO MEDO (Le Salaire de la peur) (França, Itália 1953)
Sinopse:
Em uma decrépita aldeia sul-americana, homens são contratados para transportar um carregamento de nitroglicerina urgente sem o equipamento de segurança. De Henri-Georges Clouzot. Com Charles Vanel, Yves Montand. Drama em preto e branco/148’.

Classificação etária 16. Legendado

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?