Morre João Vicenti, gaiteiro e tecladista da banda Nenhum de Nós

Foto: Divulgação

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

27/03/2024 - 13:03 - Atualizada em: 27/03/2024 - 13:31

O músico João Vicenti, conhecido por ser gaiteiro e tecladista da banda Nenhum de Nós, faleceu aos 58 anos em Porto Alegre nesta terça-feira (26). Ele enfrentava um câncer de rim sendo tratado na capital. A causa de sua morte foi insuficiência hepática, conforme informado pelo Hospital São Lucas.

Thedy Correa, vocalista da banda, publicou uma nota nas redes sociais em nome do grupo lamentando a perda do “irmão”. Em seu último show com a banda, realizado em janeiro deste ano em São Francisco de Paula, na Região da Serra do Rio Grande do Sul, João Vicenti deixou sua marca. Antes disso, participou da temporada de cinco shows do espetáculo “Acústico 100” no Theatro São Pedro. Assista abaixo às apresentações no Theatro em 2020, durante a comemoração dos 35 anos da banda.

Nascido em São Gabriel, João Vicente entrou para o Nenhum de Nós em 1994, há 30 anos. Ele era reconhecido pelos amigos como um “revolucionário no acordeon” e dominava diversos instrumentos, como piano, gaita, gaita de botão, gaita cromática e violão.

Em virtude de seu falecimento, a prefeitura de São Gabriel decretou luto oficial de três dias. O velório está programado para iniciar às 10h desta quarta-feira (27) no Crematório Metropolitano de Porto Alegre, com cerimônia final aberta ao público prevista para as 18h.

​”Na noite desta terça-feira, 26 de março, calou-se a gaita de João Vicenti Vieira dos Santos, integrante da banda Nenhum de Nós. O músico lutava há cerca de seis meses contra o câncer, e faleceu no Hospital da PUC, em Porto Alegre.Nascido em São Gabriel, filho do consagrado gaiteiro e folclorista de renome internacional Lídio Vieira dos Santos, João Vicenti era conhecido por sua generosidade, genialidade e bom humor. Foi considerado um pioneiro e inovador do rock brasileiro, ao introduzir o acordeom nas melodias do rock do Nenhum de Nós, banda da qual passou a fazer parte em 1994.Músicos de todo o país lamentam a perda do artista. Um de seus amigos e parceiros musicais, o secretário de Governo Edjor Borges, ressalta que perde um irmão, na música e na vida.O prefeito Lucas Menezes decreta, a partir de quarta-feira, luto oficial de três dias em memória ao consagrado artista, que foi homenageado como “capataz” da Feira do Livro de São Gabriel em 2021“.