Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Morre aos 98 anos a escritora Lygia Fagundes Telles

Por: Pedro Leal

03/04/2022 - 12:04 - Atualizada em: 03/04/2022 - 12:57

Morreu neste domingo (3), em São Paulo, aos 98 anos, a escritora paulistana e membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), Lygia Fagundes Telles. A informação foi confirmada pela ABL. A causa do óbito não foi divulgada.

Lygia foi vencedora do Prêmio Camões, em 2005, pelo conjunto da obra, e do Prêmio Juca Pato, em 2009, como intelectual do ano.

A escritora nasceu na capital paulista, estudou na Escola Caetano de Campos e se formou na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, da Universidade de São Paulo (USP). Ingressou na ABL em 1987 na cadeira 16, na sucessão de Pedro Calmon.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

Entre seus livros mais importantes estão Antes do Baile Verde (1970), As Meninas (1973), Seminário dos Ratos (1977), Filhos Pródigos (1978), A Disciplina do Amor (1980), As Horas Nuas (1989), A Noite Escura e Mais Eu (1995), e Invenção e Memória (2000). Seu livro Ciranda de Pedra (1954) inspirou a novela homônima, exibida na TV Globo.

Na área do cinema, escreveu ainda o roteiro de Capitu (1967), baseado em Dom Casmurro, de Machado de Assis, em parceria com o crítico de cinema Paulo Emílio Sales Gomes. Em 2001, recebeu o título de Doutora Honoris Causa pela Universidade de Brasília (UNB).

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).