Morre aos 85 anos David Prowse, interprete original de Darth Vader

Em meio à vários papéis menores, foi Darth Vader que lançou Prowse ao estrelato. Foto: divulgação

Por: Pedro Leal

29/11/2020 - 09:11 - Atualizada em: 29/11/2020 - 09:39

O ator e fisiculturista britânico David Prowse, famoso por ter feito a parte física do papel de Darth Vader nos três filmes originais da saga “Star Wars”, morreu neste domingo (29) aos 85 anos, segundo informações da BBC.

A causa da morte ainda não foi divulgada.

“Que a força esteja com ele, sempre!” disse seu agente Thomas Bowington. “Embora famoso por interpretar muitos monstros – para mim e para todos que conheceram Dave e trabalharam com ele, ele foi um herói em nossas vidas”, acrescentou.

Em 2009, Prowse anunciou que estava com câncer de próstata e que havia passado por sessões de radioterapia em Londres.

Ele disse, em entrevista coletiva à época, estar fazendo progressos no tratamento e se sentindo “fantástico”.

Antes de atuar em Star Wars, o fisiculturista foi o treinador pessoal do ator Christopher Reeve e responsável por prepará-lo fisicamente para o papel em “Superman”. Prowse chegou a achar que havia sido escalado para o papel, antes de ser informado que seria apenas o coach físico do interprete do personagem.

Prowse também se tornou consultor de fitness da Harrods, virou personal trainer de muitas celebridades e abriu uma série de ginásios, notavelmente “The Dave Prowse Fitness Center” em Londres.

Sua carreira como ator durou cinco décadas, com seu papel como Darth Vader se destacando e lhe dando fama internacional. Quando foi escolhido para o papel, em 1976, trabalhava como fisiculturista e fazia papéis menores em produções britânicas.

Prowse em Laranja Mecânica. Reprodução/Wikipedia

Antes de Vader, Prowse teve um papel como o guarda-costas de F. Alexander, Julian, no filme Laranja Mecânica, de 1971, no qual ele foi notado pelo futuro diretor de Guerra nas Estrelas, George Lucas. Também interpretou um homem forte do circo em 1972 em Circo dos Vampiros e um minotauro em 1972 na série Doctor Who episódio “The Time Monster”.

Por causa de seu sotaque britânico e rural forte, ele foi dublado pelo norte-americano James Earl Jones. Dentro do set, ganhou o jocoso apelido de “Darth Farmer”

Embora tivesse feito a fama como Darth Vader, Prowse sempre favoreceu seus papéis menores. O herói “Green Cross Code Man”, parte de uma campanha britânica de segurança no trânsito, foi “o melhor trabalho que já teve”, segundo o ator. Também interpretou o monstro de Frankenstein em três produções e teve um papel menor na série televisiva do Guia do Mochileiro das Galaxias.

Em 2010, o diretor e produtor George Lucas proibiu Prowse de aparecer em eventos oficiais de Star Wars. Ao ator, não deu nenhuma justificativa; à imprensa, disse apenas que Prowse “havia queimado pontes demais”.

Em 2011, o ator lançou sua autobiografia “Straight from the Force’s Mouth”.

Mark Hamill, que Luke Skywalker nos filmes, lamentou a morte de David Prowse em uma mensagem no Twitter.

“Muito triste em saber da morte de David. Ele era um homem gentil e muito mais do que Darth Vader. Ele amava seus fãs tanto quanto eles o amavam.”

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul