Morre aos 66 anos Paul Di’Anno, vocalista do Iron Maiden

Reprodução/Redes Sociais

Por: Pedro Leal

21/10/2024 - 20:10 - Atualizada em: 21/10/2024 - 20:18

O ex-vocalista do Iron Maiden Paul Di’Anno morreu aos 66 anos. Ele morreu em casa, em Salisbury, na Inglaterra. Uma declaração da gravadora de Di’Anno dizia: “Em nome de sua família, a Conquest Music lamenta confirmar a morte de Paul Andrews”.

As informações são o jornal O Globo. A causa mortis não foi divulgada.

Nascido em Chingford, East London, em 17 de maio de 1958, Di’Anno ganhou fama como vocalista do Iron Maiden de 1978 a 1981, no qual gravou os dois primeiros albuns da band, “Iron Maiden” (1980) e o sucessor “Killers” (1981) – que deixaram uma influência duradoura no heavy metal – e no raro EP ao vivo “Maiden Japan”.

Di’Anno saiu do Iron Maiden por pressão do baixista Steve Harris, que se cansara de seu comportamento irresponsável, envolvendo álcool, drogas, violência. Saindo do Maiden, gravou em bandas como Battlezone e Killers, além de lançar vários trabalhos solo e fazer participações especiais.

Com problemas de saúde que o deixaram em uma cadeira de rodas, não largou os shows, com mais de 100 apresentações neste ano.

“É com grande tristeza que, em nome de sua família, confirmo o falecimento de Paul Andrews, conhecido profissionalmente como Paul Di’Anno. Paul morreu em sua casa em Salisbury aos 66 anos. […] Fiquei orgulhoso de chamá-lo de amigo e pedi aos seus muitos fãs que levantassem uma taça em sua homenagem”, publicou o empresário Stjepan Juras.

Em 2024, ele lançou um novo álbum com a banda Warhorse, seguido por seu primeiro álbum retrospectivo “The Book of the Beast”, em setembro.

No Brasil, Paul Di’Anno se apresentou inúmeras vezes e virou até torcedor do Corinthians. Paul Di’Anno foi casado cinco vezes e deixou seis filhos, dois deles nascidos no Brasil.

Em fevereiro de 2011, Paul Di’Anno foi condenado por oito acusações de fraude contra a previdência inglesa, ao reivindicar mais de £ 45 mil sob falsos pretextos.

No mês seguinte, ele foi preso, mas cumpriu apenas dois dos nove meses aos quais foi condenado, sendo libertado por bom comportamento.

Em suas redes sociais, o Iron Maiden lamentou a morte de Paul Di’Anno:

“Estamos todos profundamente tristes ao saber do falecimento de Paul Di’Anno hoje mais cedo. A contribuição de Paul para o Iron Maiden foi imensa e nos ajudou a seguir o caminho que temos trilhado como uma banda por quase cinco décadas. Sua presença pioneira como frontman e vocalista, tanto no palco quanto em nossos dois primeiros álbuns, será lembrada com muito carinho não apenas por nós, mas pelos fãs ao redor do mundo.

 

 

Notícias no celular

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).