Entrou um morcego em casa! E agora?

Foto: Pixabay

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

21/03/2024 - 10:03 - Atualizada em: 21/03/2024 - 10:53

Você já passou pela experiência de ter um morcego voando dentro de casa? Para muitas pessoas, essa situação pode ser assustadora, mas é importante manter a calma e agir com cautela. Aqui estão algumas dicas sobre o que fazer caso você se encontre nessa situação inusitada:

Mantenha a calma

Os morcegos são animais noturnos e podem entrar em casas por engano, procurando abrigo ou alimento. A primeira coisa a fazer é manter a calma e tentar não assustar o morcego, pois eles tendem a voar para lugares mais altos quando estão assustados.

Isolamento

Se possível, isole o morcego em um cômodo fechado, fechando as portas e janelas para evitar que ele se espalhe pela casa. Isso facilitará a sua captura e a remoção segura do animal.

Não tente capturar com as mãos

Os morcegos podem transmitir doenças, como a raiva, através da mordida ou arranhão. Portanto, nunca tente capturar um morcego com as mãos. Use luvas grossas ou um pano para pegá-lo com cuidado.

Abra uma janela

Se o morcego estiver em um cômodo com uma janela, abra-a para que ele possa sair voluntariamente. Certifique-se de fechar as cortinas ou persianas para reduzir a luz, pois os morcegos são sensíveis à luz.

Chame um especialista

Se não se sentir confortável em lidar com a situação, ou se o morcego estiver em um local difícil de alcançar, é recomendável chamar um especialista em controle de pragas ou um serviço de resgate de animais selvagens para ajudar na remoção do morcego.

Medidas preventivas

Para evitar que morcegos entrem em casa, mantenha as janelas e portas fechadas durante a noite, instale telas nas aberturas e verifique regularmente se não há pontos de entrada para morcegos ou outros animais indesejados.

Lembrando sempre que morcegos são animais protegidos por lei e devem ser manuseados com cuidado e respeito. Ao lidar com morcegos ou qualquer outro animal selvagem, é importante seguir as orientações das autoridades locais de saúde e meio ambiente.