Moradores sentem novos tremores em Jaraguá do Sul

Por: Elissandro Sutil

29/03/2016 - 13:03 - Atualizada em: 29/03/2016 - 13:59

A terra voltou a tremer, na manhã desta terça-feira (29). Por volta das 11h50, a Defesa Civil da Prefeitura de Jaraguá do Sul recebeu relatos de novos tremores na região do Jaraguazinho e Alto São Pedro, mesmos lugares onde o fenômeno já havia acontecido no domingo.

Segundo o secretário municipal de Defesa Civil, Leocádio Neves e Silva, desta vez, os abalos foram mais intensos, inclusive sentido na região do Rio da Luz e parte do Rio Cerro. Equipes da Defesa Civil verificam a situação e aguardam novo laudo do Centro Nacional de Monitoramento Sismológico.

Entenda mais sobre o que aconteceu aqui (clique para acessar).

Primeiro laudo inconclusivo

O primeiro laudo solicitado junto ao Centro Nacional de Monitoramento Sismológico, sediado na Universidade de Brasília (UnB-DF), sobre os tremores do último domingo (27) ainda é inconclusivo. Nos relatórios recebidos não constam tremores nestas localidades entre 16 e 17 horas. Mas um novo estudo será solicitado ao Centro.

Ainda de acordo com os moradores, o fenômeno foi mais sentido na região do Jaraguazinho e no São Pedro, mas de uma forma menos intensa neste. Os tremores teriam sido detectados numa área de aproximadamente 5 quilômetros entre as duas localidades.

Apesar da investigação, a Defesa Civil garante que não é preciso se preocupar com o fenômeno, pois devido a formação geológica da nossa região, ela não é sujeita a terremotos de grande intensidade, mas sim a acomodações de terra que causam tremores de menor magnitude, algo que pode ser considerado natural.