A moradora de Jaraguá do Sul, Juliana Nardeli, foi a quarta eliminada do programa Masterchef. Ela não foi muito bem na prova do “misto quente francês”, o croque-monsieura, e deixou a competição na última semana de julho.
A cozinheira amadora contou um pouco sobre como foi a experiência e trajetória dela dentro do programa.
“Para mim o que fica até o momento é uma sensação que sempre o inusitado pode acontecer. Quando me inscrevi foi um dia de surto, eu fiz um vídeo caseiro, filmado com o celular. sem nem pensar muito na iluminação” conta Juliana.
Juliana começou a cozinhar quando descobriu que o filho Augusto, de 10 anos, tinha uma alergia muito severa à proteína do leite e da soja. Por conta dessa restrição alimentar, ela passou a se dedicar e estudar mais a culinária.
“Quando o Augusto nasceu e até um ano e seis meses ele foi alérgico, em um grau bem grave, à proteína do leite e da soja. Então no início, como ele mamava ainda e depois quando começamos a introdução alimentar, eu tive que fazer uma dieta muito restrita, tanto para ele, como para mim. Foi nesse momento que passei a me dedicar muito mais à cozinha,” conta Juliana.
A cozinheira compara a experiência desafiadora que enfrentou com a alimentação do filho com o que viveu no MasterChef.
“Depois que a gente passa os desafios, vemos que somos mais fortes e que é possível enfrentar eles. Eu diria que é comparado a experiência que eu estou tento agora com o MasterChef. Eu não sabia que tinha coragem para aquilo tudo, não sabia que era só mandar um vídeo que daria nisso tudo, que eu receberia tanto amor do público”, diz Juliana.
Dentro do programa, Juliana não inspirou só os cozinheiros que a assistiram de casa, mas também de todo o Brasil que acompanharam o amor que ela tem pela culinária e pelo filho, que de alguma forma sempre era citado durante os episódios do MasterChef.
“Em meio a tantos comentários, tem alguns de filhos que dizem ‘Eu não estava dando valor à minha mãe como ela merece e agora eu olho você e eu vi que estava falhando’. Eu penso que se eu consegui inspirar esse pouquinho já, a minha missão está mais que cumprida,” diz Juliana.
O primeiro episódio da temporada foi o mais desafiador para Juliana, não só por ser a primeira vez na cozinha do MasterChef, mas por toda a emoção e ansiedade que aquele dia trazia. Era tudo novo não só para a cozinheira, mas para todos os outros participantes.
“A primeira prova foi a que eu mais fiquei nervosa, porque foi a surpresa de ver a apresentadora, o impacto de ver os chefes, que são referências para mim. Naquele dia nem todos os 23 participantes cozinharam e confesso que eu queria ter subido para o mezanino também”, conta Juliana.
Ao longo do tempo que participou do programa, ela pode aprender inúmeras coisas, desde receitas, técnicas culinárias e trabalho em equipe, mas a principal delas foi que os erros fazem parte da aprendizagem e que é errando que se aprende.
“Uma das coisas que aprendi no MasterChef e vou levar para a vida é que os erros fazem parta do processo. Se não fosse eu ter feito um prato mediano e ter ido para a prova de eliminação, eu não iria receber um elogio que nunca foi dado no programa antes.” pontua a ex-participante.