Modelo de Jaraguá faz sucesso nacional promovendo moda Plus Size

Por: Elissandro Sutil

29/03/2017 - 09:03 - Atualizada em: 29/03/2017 - 12:05

Na primeira vez em que recebeu um convite para fotografar como modelo Plus Size, Otavio Janecke não esperava se tornar uma referência quando o assunto é moda para números grandes. Agora, ele é o rosto de diversas marcas, tem presença garantida em eventos nacionais e comanda um blog sobre estilo que tem feito muita gente recuperar a autoestima. Natural de Blumenau, ele adotou Jaraguá do Sul como lar há mais de 10 anos.

15747647_738246129684276_2541409449043092786_n

Nos últimos anos, a moda Plus Size se revelou como um negócio lucrativo que garantiu a estabilidade de muitas empresas mesmo em época de crise. Segundo a Associação Brasileira do Vestuário, este nicho de mercado cresce 6% ao ano e movimenta cerca de R$ 5 bilhões no Brasil.

Recentemente, Otavio esteve em São Paulo para participar de dois eventos voltados para o público Plus Size. O primeiro, foi um debate sobre moda grande masculina que contou com a participação do comediante Rogério Morgado, roteirista do Programa do Porchat, e da jornalista Renata Poskus, autora do Blog Mulherão.

aaaa

Otávio também desfilou para as marcas Umen e Cazaco no 15° Fashion Weekend Plus Size, que aconteceu no Shopping Frei Caneca. Inspirado na semana de moda de Nova Iorque, o FWPS apresenta os lançamentos de grifes especializadas, além de reunir lojistas e empresas do ramo. O desfile rendeu uma pontinha no telejornal “Bom dia SP“, da Rede Globo. Clique aqui para assistir a matéria.

Durante os eventos, Otavio pode interagir pessoalmente com os seguidores. “Nas redes sociais, recebo muitas curtidas e comentários, mas lá pude interagir dando abraços e tirando fotos”, conta. É essa relação de confiança que motiva o modelo a produzir conteúdos para o blog “O + Size“.

ssss

Com publicações sobre moda e estilo para homens, Otavio desmistifica a ideia de que pessoas gordas não podem se vestir de maneira elegante e atualizada. “Eu incentivo as pessoas a se gostarem como são e se perceberem como donas da própria vida. Quero mostrar que elas podem escolher outros estilos e não precisam aceitar o que é visto como padrão”.

Para alguns, divulgar a moda Plus Size significa enaltecer hábitos alimentares ruins ou celebrar o sedentarismo, mas Otavio tem uma visão diferente sobre o assunto. “A moda Plus Size é um primeiro passo para que a pessoa se aceite com o corpo que tem”, comenta. “Depois, ela pode optar pelo emagrecimento com dietas e prática de exercícios”, sugere.

ssssssss

O trabalho como modelo e as publicações no blog também o ajudaram a fazer as pazes com o próprio peso. Otávio lembra que publicou o seu primeiro conteúdo em um 1º de Abril, Dia da Mentira, e muita gente não acreditou.

“Hoje eu estou muito feliz por ter me tornado um veículo de promoção da autoestima. As pessoas me procuram para dizer que se sentem mais confortáveis com quem são”, comemora.

Especialista em promover a moda para pessoas Plus Size, o modelo dá três dicas para quem está acima do peso e enfrenta dificuldades na hora de escolher o que vestir:

  1. Não abra mão do conforto: na hora de comprar uma roupa, experimente bem para ter certeza que não levará para casa algo que está muito apertado. Se possível, sente-se e veja como ela fica nesta posição;
  2. Use a sua criatividade: ser gordo não é desculpa para se vestir mal. Você pode e deve abusar da criatividade na hora de se vestir e isso independe de condição financeira;
  3. Vista a sua personalidade: as suas roupas dizem muito sobre quem você é, então é sempre legal vestir algo que remeta à sua personalidade. Porém, também precisamos fazer adaptações dependendo da ocasião.

14184380_665804376928452_6283015522083851663_n

Se você gostou do trabalho do Otavio e quer ficar por dentro das dicas dele, visite o blog, curta a página dele no Facebook ou siga o modelo no Instagram clicando aqui.