Quem passa no Centro de Florianópolis, próximo à rua Vidal Ramos, não deixa de ver o enorme painel colorido com o retrato do professor Franklin Cascaes. A obra foi pintada pelo artista manezinho Thiago Valdi no final do ano passado e já é um marco na cidade,  sendo o primeiro painel artístico pintado em proporções monumentais em Florianópolis.

Contudo quem vê a obra pronta não imagina todos os significados que existem espalhados nos 34 metros de pintura. Sendo assim, para eternizar ainda mais o projeto e reforçar o seu valor cultural, foi lançado um mini documentário para mostrar todo o processo de produção do artista, desde o seu primeiro esboço até a pincelada final.

No vídeo é possível ver o processo de trabalho que demorou uma semana para ser concluído. As figuras folclóricas das histórias de Franklin Cascaes inseridas na obra como o Boitatá, são explicadas sob a narração de Peninha, museólogo e amigo do escritor.

Confira o vídeo:

https://vimeo.com/259366043

“Foi um grande desafio e o vídeo é um resumo de tudo o que foi feito. Mostra de maneira ampla as técnicas usadas e ao mesmo tempo cada significado que eu busquei transmitir na pintura. Para quem gostou da obra vale a pena ver, complementa a pintura e emociona ainda mais”, explica Valdi.

Thiago Valdi é o autor da pintura que se tornou marco na cidade | Foto Divulgação

Para a produção do vídeo, que tem duração de 6 minutos, o artista contou com a ajuda do produtor artístico Victor Moraes von de Heyde. Na próxima semana, serão distribuídas 20 mil cartilhas, em escolas e museus da cidade, com informações sobre a obra e seus significados. Para assistir, basta clicar aqui http://www.valdivaldi.com.br/franklinfloripa/.