Meu carro fica no sol, tem problema?

Por: OCP News Jaraguá do Sul

19/02/2016 - 14:02 - Atualizada em: 19/02/2016 - 14:45

Você estaciona em qualquer lugar, indiferente da localização da vaga? Pois saiba que aquela vaga embaixo da árvore, com sombra, pode ser bem melhor para seu carro.

Caso você não saiba, o verão pode trazer sérios danos ao automóvel. O clima quente, além de aumentar a temperatura interna do veículo, estraga a pintura, bancos e as partes plásticas. Principalmente se o automóvel for submetido a super exposição solar. A incidência dos raios ultravioleta sobre a lataria pode provocar mancha esbranquiçada e queimaduras na pintura.

Quem mais sofre com os efeitos solares são os carros de cores escuras. Os veículos de cor preta, vermelha, azul e o verde, por reterem mais calor, absorvem mais os raios solares. Por esse motivo, eles queimam mais facilmente do que os de cores mais claras. Em carros brancos a tendência é a pintura amarelar. A camada de verniz aplicada sobre a pintura não é suficiente para proteger os automóveis dos efeitos do sol. Por isso, a pintura tende a descolorir.

O sol também representa um perigo para as partes plásticas do carro. Para se ter uma ideia, o painel de um carro que fica exposto a uma temperatura de 35°C chega a atingir 65°C. Se o automóvel for de cor preta, o calor que incide sobre a peça pode chegar a 68°C.

O painel, para-choques, puxadores e outras partes expostas aos raios solares tendem a ressecar e ficar opacas e em alguns casos pode trincar.

Cuidados

Existem alguns cuidados que impedem que os efeitos prejudiciais dos raios ultravioleta danifiquem o carro, como realizar o polimento da pintura após a lavagem.

Uma forma mais eficiente e duradoura é a revitalização, indicada para os carros que apresentam perda da cor. No processo de revitalização da pintura são usados produtos mais abrasivos, que removem a oxidação, pequenos riscos, imperfeições e manchas provocadas pela exposição excessiva ao sol. O polímero acrílico, que compõe a cera revitalizadora, proporciona um brilho intenso e a proteção necessária para a pintura do carro.

Fonte: Transal Transportes
Foto: Divulgação