A história de um anel de formatura perdido há quase 50 anos ganhou um desfecho emocionante, quando o mergulhador profissional Alex Davis encontrou a joia e a devolveu a Morgan Perigo, o dono, que sequer imaginava a possibilidade de um dia recuperá-la.
Em 1977, durante férias em Barbados com a família, Morgan, na época com 33 anos, perdeu seu anel de ouro da McMaster University, no Canadá. A peça, um símbolo de sua formatura em matemática, desapareceu nas águas do mar enquanto ele tentava resgatar seu filho, que tinha sido derrubado por uma onda. A perda do anel foi um grande pesar para Morgan, que guardava a joia como uma das últimas lembranças de sua formação.
“Eu estava com meu filho mais novo no mar quando ele foi derrubado por uma onda. Ao tentar pegá-lo, ele puxou minha mão e o anel, que estava na minha outra mão, caiu”, relatou Perigo, hoje com 83 anos.
Quase meio século depois, Alex Davis, mergulhador experiente e certificado, encontrou o anel durante uma atividade de detecção de metais. Reconhecendo a importância do item, Alex entrou em contato com a McMaster University para tentar localizar o proprietário.
“Encontrei um anel de sinete da Universidade McMaster com três iniciais no interior”, escreveu Alex em um e-mail à instituição. “A joia foi encontrada em Barbados e, suspeito, estava perdida há bastante tempo.”
A ex-funcionária da universidade, Laura Escalante, recebeu a mensagem e, após uma breve pesquisa, conseguiu identificar o proprietário como Frederick Morgan Perigo, formado em 1965.
O anel, que contém as iniciais “FMP”, o nome da universidade e o ano de formatura, apresenta sinais de desgaste, mas está em bom estado, considerando o longo período submerso.
“O ouro está manchado ao redor da pedra, e o emblema está um pouco desgastado, mas, no geral, a peça está em ótimas condições”, explicou Davis.
Para Morgan, a notícia foi uma surpresa, ainda mais por acontecer às vésperas de seu 83º aniversário. “Foi um presente maravilhoso e inesperado para o meu aniversário”, declarou emocionado à CBS News.