Melhor restaurante do mundo corta carne do cardápio

Foto: Spencer Platt/Getty Images

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

17/05/2021 - 09:05 - Atualizada em: 17/05/2021 - 09:11

Devido à pandemia global que enfrentamos desde março de 2020, o restaurante Eleven, que fica no centro do Madison Square Park em Manhattan, Nova York, e já foi eleito melhor do mundo, segue fechado desde então.

O chefe do restaurante, Daniel Humm, revelou no começo desse mês que se o estabelecimento for reaberto, irá cortar carnes e outros frutos do mar por uma questão de sustentabilidade. Humm afirmou que o cardápio seria baseado em plantas e vegetais.

Ftoto: Neilson Barnard/Getty Images

Suíço e de escola culinária francesa, Humm é influente no cenário gastronômico global e as mudanças do cardápio devem impactar outros restaurantes.

O Eleven Madison Park, no final das contas, é diferente de alguns dos melhores restaurantes do mundo, que frequentemente ficam em regiões afastadas, em que o processo de ir até eles é parte da experiência culinária. Quem entra no Eleven acaba de vir do coração da cidade e dá direto no que era para ser o lobby de um dos maiores edifícios do mundo, mas nunca terminado.

A experiência é completamente diferente de ir até um restaurante no interior da França, por exemplo.

Porém, o cardápio do restaurante continuará oferecendo alguns produtos animais como o leite e mel, que são servidos com chá e café. Humm disse ao Jornal The New York Times que não pretende pregar nada aos clientes .

“Se tornou claro para mim que nossa ideia do que é luxo precisa mudar”, disse ao jornal. “Não poderíamos voltar ao que fazíamos antes”.

Foto: Spencer Platt/Getty Images

Eleven irá reabrir com o mesmo preço que tinha antes do fechamento: 335 dólares o menu degustação já com gorjeta. Enquanto o custo dos insumos diminui com a ausência de carne, Humm espera que o custo de trabalho e operacional aumente, para conceber pratos vegetarianos à altura do renome do restaurante.

E vale lembrar que não há muitos restaurantes com estrelas Michelin que têm menu vegetariano e a maioria deles está na Ásia. Somente em janeiro de 2021 que um restaurante vegano, sem nenhum produto de origem animal, recebeu reconhecimento do guia.

Notícias no celular

Whatsapp

Isabelle Stringari Ribeiro

Jornalista de entretenimento e cotidiano, formada pela Universidade Regional de Blumenau (FURB).