Médico oncologista pediátrico catarinense participa do maior evento literário do Brasil

Foto: Arquivo Pessoal

Por: Maria Luiza Venturelli

06/09/2023 - 14:09 - Atualizada em: 11/09/2023 - 15:09

O médico oncologista pediátrico Hugo Martins de Oliveira é um verdadeiro exemplo de superação e fé. Na infância, ele enfrentou uma batalha contra o câncer, foi curado e hoje é médico e cuida de crianças com a mesma doença. Ele também é o idealizador e fundador do Instituto Oliveira, uma organização sem fins lucrativos sediada na cidade de Joinville que busca proporcionar qualidade de vida às pessoas com câncer infantojuvenil.

Para alimentar a esperança e fé de quem trava uma batalha contra o câncer, Dr. Hugo lançou o livro “Devocional Oncofé”, onde compartilha a própria experiência com a doença e seus conhecimentos de especialista para ajudar pessoas que passam pela mesma situação. O autor participou da Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, onde representou Joinville e Santa Catarina através de sua obra inspiradora.

“O livro é uma palavra de esperança para cada ser humano que está enfrentando a doença, para que o leitor possa se desconectar da doença e se reconectar e reaproximar do ‘seu verdadeiro eu’, dando sentido real a vida da maneira que deve ser vivida, com alegria, felicidade e paz”, explica o médico.

Foto: Arquivo Pessoal

“Devocional Oncofé” teve repercussão nacional e mundial e Dr. Hugo acredita que seja uma maneira de presentear o mundo através dessa obra inspiradora. “Que essa leitura possa transformar cada ser humano que enfrenta essa doença, que possa encontrar a vida acontecendo de forma pulsante e vibrante”, declara.

A Bienal do Livro é o principal e mais prestigiado evento de entretenimento, cultura e literatura do país e tem duração de 10 dias, proporcionando uma exposição vasta e prolongada, repleta de possibilidades, uma oportunidade para promover o livro tanto no âmbito digital quanto físico.

Confira a sinopse de “Devocional Oncofé:

Foto: Arquivo Pessoal

Maior não é a doença, mas os desajustes familiares que a família apresenta neste processo. Hugo identificou a necessidade de melhorar a comunicação, relacionamento e suporte justamente por situações que desestruturaram sua família, bem como as vulnerabilidades sociais de fora passaram a ser dentro de casa. O tratamento inicial durou seis meses, mas a doença perdurou por 22 anos por conta das feridas, dos traumas, das crenças e complexos causados durante esse tratamento. A partir disso, compartilha o seu saber para ajudar na transformação da geração através do conhecimento. Acredite na vida!

Mais sobre o Dr. Hugo

Foto: Arquivo Pessoal

O médico oncologista pediátrico Hugo Martins de Oliveira fez residência em oncologia pediátrica 15 anos depois no mesmo hospital onde se tratou na infância: o Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba, no Paraná. Ele sempre sonhou em ser jogador de futebol, mas aos 14 anos descobriu a doença juntamente com um diagnóstico errado em que o médico disse que lhe restavam apenas três meses de vida.

Parecia o fim, mas era apenas o seu começo. Durante o tratamento, Hugo decidiu que ia ser médico. Hoje, aos 35 anos de idade, carrega aprendizados da doença que enfrentou há mais de 20 anos. “Tenho um cuidado humano e individual com cada família, pois acredito que cuidar é além da cura”, declara o Dr.

O Hugo médico e ser humano compreendeu que não basta apenas prescrever a quimioterapia e a radioterapia de forma técnica e fria, mas também é necessário acolher a família e ajudar cada um a vivenciar essa situação da melhor maneira possível.”Transformar a dor em alegria, sofrimento em alívio, fazendo o máximo por cada paciente e suas famílias”, resume o oncologista.

Conheça o Instituto Oliveira

Dr. Hugo é o idealizador do Instituto Oliveira, uma organização sem fins lucrativos sediada na cidade de Joinville. O objetivo do lugar é proporcionar qualidade de vida às pessoas com câncer infantojuvenil. As ações desenvolvidas pelo instituto proporcionam o acolhimento e atendimento global a todos os membros da família do paciente portador da doença.

O instituto enfatiza o foco de desenvolvimento da saúde familiar de maneira integral, auxiliando em todos os processos relativos ao adoecimento, gerenciando os impactos psicossociais que afetam diretamente o psicológico da pessoa com câncer e de seus familiares. O trabalho do local é baseado em princípios e valores cristãos, seguindo sempre o modelo e exemplo de Jesus Cristo.

Dr. Hugo também está à frente de uma das maiores campanhas da história de Santa Catarina em prol da conscientização e luta contra o câncer infantojuvenil. A campanha está em andamento por um grupo de voluntários do Instituto Oliveira. O objetivo é levantar R$ 1 milhão em doações para construção de uma clínica de apoio às famílias que lutam diariamente contra o câncer em crianças e adolescentes. Atualmente, ainda não existe em Santa Catarina um hospital de cuidado especializado em tratamento de crianças com câncer.

Notícias no celular

Whatsapp

Maria Luiza Venturelli

Jornalista apaixonada por contar histórias inspiradoras, formada pela Faculdade Ielusc