Médico oncologista pediátrico catarinense participa do maior evento literário do Brasil

Foto: Arquivo Pessoal

Por: Maria Luiza Venturelli

06/09/2023 - 14:09 - Atualizada em: 11/09/2023 - 15:09

O médico oncologista pediátrico Hugo Martins de Oliveira é um verdadeiro exemplo de superação e fé. Na infância, ele enfrentou uma batalha contra o câncer, foi curado e hoje é médico e cuida de crianças com a mesma doença. Ele também é o idealizador e fundador do Instituto Oliveira, uma organização sem fins lucrativos sediada na cidade de Joinville que busca proporcionar qualidade de vida às pessoas com câncer infantojuvenil.

Para alimentar a esperança e fé de quem trava uma batalha contra o câncer, Dr. Hugo lançou o livro “Devocional Oncofé”, onde compartilha a própria experiência com a doença e seus conhecimentos de especialista para ajudar pessoas que passam pela mesma situação. O autor participou da Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, onde representou Joinville e Santa Catarina através de sua obra inspiradora.

“O livro é uma palavra de esperança para cada ser humano que está enfrentando a doença, para que o leitor possa se desconectar da doença e se reconectar e reaproximar do ‘seu verdadeiro eu’, dando sentido real a vida da maneira que deve ser vivida, com alegria, felicidade e paz”, explica o médico.

Foto: Arquivo Pessoal

“Devocional Oncofé” teve repercussão nacional e mundial e Dr. Hugo acredita que seja uma maneira de presentear o mundo através dessa obra inspiradora. “Que essa leitura possa transformar cada ser humano que enfrenta essa doença, que possa encontrar a vida acontecendo de forma pulsante e vibrante”, declara.

A Bienal do Livro é o principal e mais prestigiado evento de entretenimento, cultura e literatura do país e tem duração de 10 dias, proporcionando uma exposição vasta e prolongada, repleta de possibilidades, uma oportunidade para promover o livro tanto no âmbito digital quanto físico.

Confira a sinopse de “Devocional Oncofé:

Foto: Arquivo Pessoal

Maior não é a doença, mas os desajustes familiares que a família apresenta neste processo. Hugo identificou a necessidade de melhorar a comunicação, relacionamento e suporte justamente por situações que desestruturaram sua família, bem como as vulnerabilidades sociais de fora passaram a ser dentro de casa. O tratamento inicial durou seis meses, mas a doença perdurou por 22 anos por conta das feridas, dos traumas, das crenças e complexos causados durante esse tratamento. A partir disso, compartilha o seu saber para ajudar na transformação da geração através do conhecimento. Acredite na vida!

Mais sobre o Dr. Hugo

Foto: Arquivo Pessoal

O médico oncologista pediátrico Hugo Martins de Oliveira fez residência em oncologia pediátrica 15 anos depois no mesmo hospital onde se tratou na infância: o Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba, no Paraná. Ele sempre sonhou em ser jogador de futebol, mas aos 14 anos descobriu a doença juntamente com um diagnóstico errado em que o médico disse que lhe restavam apenas três meses de vida.

Parecia o fim, mas era apenas o seu começo. Durante o tratamento, Hugo decidiu que ia ser médico. Hoje, aos 35 anos de idade, carrega aprendizados da doença que enfrentou há mais de 20 anos. “Tenho um cuidado humano e individual com cada família, pois acredito que cuidar é além da cura”, declara o Dr.

O Hugo médico e ser humano compreendeu que não basta apenas prescrever a quimioterapia e a radioterapia de forma técnica e fria, mas também é necessário acolher a família e ajudar cada um a vivenciar essa situação da melhor maneira possível.”Transformar a dor em alegria, sofrimento em alívio, fazendo o máximo por cada paciente e suas famílias”, resume o oncologista.

Conheça o Instituto Oliveira

Dr. Hugo é o idealizador do Instituto Oliveira, uma organização sem fins lucrativos sediada na cidade de Joinville. O objetivo do lugar é proporcionar qualidade de vida às pessoas com câncer infantojuvenil. As ações desenvolvidas pelo instituto proporcionam o acolhimento e atendimento global a todos os membros da família do paciente portador da doença.

O instituto enfatiza o foco de desenvolvimento da saúde familiar de maneira integral, auxiliando em todos os processos relativos ao adoecimento, gerenciando os impactos psicossociais que afetam diretamente o psicológico da pessoa com câncer e de seus familiares. O trabalho do local é baseado em princípios e valores cristãos, seguindo sempre o modelo e exemplo de Jesus Cristo.

Dr. Hugo também está à frente de uma das maiores campanhas da história de Santa Catarina em prol da conscientização e luta contra o câncer infantojuvenil. A campanha está em andamento por um grupo de voluntários do Instituto Oliveira. O objetivo é levantar R$ 1 milhão em doações para construção de uma clínica de apoio às famílias que lutam diariamente contra o câncer em crianças e adolescentes. Atualmente, ainda não existe em Santa Catarina um hospital de cuidado especializado em tratamento de crianças com câncer.

Notícias no celular

Whatsapp