Medicamentos proibidos em viagens internacionais: o que você precisa saber

Foto: Pixabay

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

21/06/2024 - 15:06 - Atualizada em: 21/06/2024 - 15:54

Planejar uma viagem pode ser uma tarefa desgastante, especialmente quando o destino é fora do Brasil. Entre as diversas preocupações que podem surgir, está a questão dos medicamentos que podem ou não ser transportados legalmente.

Isso é crucial, pois muitos dos medicamentos comuns no Brasil são proibidos ou restritos em outros países. A seguir, apresentamos uma lista dos medicamentos proibidos em diversas partes do mundo para que você esteja bem informado.

Se precisar embarcar ou transportar algum medicamento da lista abaixo ou outro, a orientação é procurar a representação do país no Brasil.

Dipirona ou Metamizol

Proibido em países como Estados Unidos, Reino Unido, Suécia e Japão devido a estudos que indicam interferência no sistema imunológico.

Sibutramina

Utilizada para controle do apetite e tratamento da obesidade, é proibida em países como Estados Unidos, União Europeia, Austrália e Paraguai devido a efeitos estimulantes quando combinada com álcool.

Diane 35 ou Acetato de ciproterona

Proibido na França devido a associações com casos de trombose e embolia, apesar de ser vendido sem receita no Brasil.

Avastin ou Bevacizumabe

Utilizado para tratamento de câncer, é proibido nos Estados Unidos por falta de comprovação suficiente de eficácia em certos tipos de câncer.

Cloridrato de Metadona

Proibido na Rússia devido a regulamentações severas sobre opiáceos e derivados, mesmo sendo usado para tratamento de dependência de opiáceos.

Cada país possui suas próprias agências regulatórias de saúde que determinam quais medicamentos podem ser comercializados e usados legalmente.

Por isso, é fundamental verificar as regulamentações locais ou consultar a representação do país no Brasil antes de viajar com qualquer medicamento, especialmente se houver dúvidas sobre sua legalidade ou transporte adequado.

Notícias no celular

Whatsapp

Isabelle Stringari Ribeiro

Jornalista de entretenimento e cotidiano, formada pela Universidade Regional de Blumenau (FURB).