Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Medicamentos proibidos em viagens internacionais: o que você precisa saber

Foto: Pixabay

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

21/06/2024 - 15:06 - Atualizada em: 21/06/2024 - 15:54

Planejar uma viagem pode ser uma tarefa desgastante, especialmente quando o destino é fora do Brasil. Entre as diversas preocupações que podem surgir, está a questão dos medicamentos que podem ou não ser transportados legalmente.

Isso é crucial, pois muitos dos medicamentos comuns no Brasil são proibidos ou restritos em outros países. A seguir, apresentamos uma lista dos medicamentos proibidos em diversas partes do mundo para que você esteja bem informado.

Se precisar embarcar ou transportar algum medicamento da lista abaixo ou outro, a orientação é procurar a representação do país no Brasil.

Dipirona ou Metamizol

Proibido em países como Estados Unidos, Reino Unido, Suécia e Japão devido a estudos que indicam interferência no sistema imunológico.

Sibutramina

Utilizada para controle do apetite e tratamento da obesidade, é proibida em países como Estados Unidos, União Europeia, Austrália e Paraguai devido a efeitos estimulantes quando combinada com álcool.

Diane 35 ou Acetato de ciproterona

Proibido na França devido a associações com casos de trombose e embolia, apesar de ser vendido sem receita no Brasil.

Avastin ou Bevacizumabe

Utilizado para tratamento de câncer, é proibido nos Estados Unidos por falta de comprovação suficiente de eficácia em certos tipos de câncer.

Cloridrato de Metadona

Proibido na Rússia devido a regulamentações severas sobre opiáceos e derivados, mesmo sendo usado para tratamento de dependência de opiáceos.

Cada país possui suas próprias agências regulatórias de saúde que determinam quais medicamentos podem ser comercializados e usados legalmente.

Por isso, é fundamental verificar as regulamentações locais ou consultar a representação do país no Brasil antes de viajar com qualquer medicamento, especialmente se houver dúvidas sobre sua legalidade ou transporte adequado.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Isabelle Stringari Ribeiro

Jornalista de entretenimento e cotidiano, formada pela Universidade Regional de Blumenau (FURB).