Martha Medeiros, Paulo Lins e outras atrações são confirmadas na Feira do Livro de Jaraguá do Sul

Paulo Lins, Martha Medeiros e o ator Guilherme Fernandes

Foto Divulgação

Por: Elissandro Sutil

04/07/2019 - 14:07 - Atualizada em: 04/07/2019 - 15:30

Os primeiros vestígios do 13º capítulo da Feira do Livro começaram a ser revelados pela organização. Programada para acontecer entre os dias 8 e 18 de agosto, esta edição não deixará a desejar no quesito atrações para o público.

De acordo com o coordenador geral do evento, João Chiodini, o tema deste ano é “Literatura em movimento”. Na prática, a Feira irá integrar e consagrar as diferentes vertentes artísticas dentro da literatura.

Carlos Henrique Schroeder, que volta após três anos para o cargo de diretor artístico do evento, destaca que a edição irá trazer para o público teatro, música e autores com obras adaptadas para o cinema.

A programação completa da Feira do Livro deve ser divulgada no próximo dia 15, mas algumas das grandes atrações já foram reveladas com exclusividade ao OCP.

São elas: a escritora Martha Medeiros, Paulo Lins (autor de Cidade de Deus), Camila Seeger (dançarina performática), e o espetáculo Joker, premiado no Trófeu Gralha Azul e estrelado pelo jaraguaense Guilherme Fernandes.

Outros importantes nomes da literatura brasileira ainda serão confirmados. Todas eles, enfatizam os organizadores, têm conexão com outras artes.

Veja mais detalhes sobre a atrações

Martha Mattos Medeiros, no dia 8

A gaúcha é escritora, aforista e poetista, conhecida como uma das melhores cronistas brasileiras. Entre suas obras mais conhecidas estão “Divã”, “Doidas e Santas” e “Feliz Por Nada”. Seus livros já ultrapassaram a marca de um milhão de exemplares vendidos.

Foto Contato Vip

Muitos dos livros de Martha, tanto de crônicas quanto romances, já foram adaptados para o teatro, cinema e televisão. Em 2000, “Trem-Bala” foi adaptado para o teatro.

No ano de 2005 foi a vez de “Divã” chegar aos teatros. O livro, inclusive, foi o que mais teve vida fora das páginas.

A história foi adaptada para o cinema em 2009, atingiu mais 1,5 milhão de espectadores e recebeu uma continuação seis anos depois. Em 2011, “Divã” chegou à televisão em formato de minissérie, na Rede Globo, com oito episódios.

Paulo Lins, no dia 16 

Nascido no Rio de Janeiro, ele é conhecido por ser romancista, roteirista e poeta. Morador da favela carioca Cidade de Deus, estabeleceu ainda na juventude um profundo contato com a música, sobretudo com o samba.

Foto Agência São Luís

Em 1986 publicou seu primeiro livro de poemas, “Sobre o Sol”, fortemente influenciado pela poesia concreta. Ainda durante a graduação, passa a trabalhar como assistente da antropóloga Alba Zaluar, cujo doutorado se debruça sobre a criminalidade na favela onde morava.

Incentivado pela pesquisadora, inicia a longa elaboração do romance Cidade de Deus, publicado em 1997. Em 2002, o livro é transposto para o cinema por Fernando Meirelles e Kátia Lund, recebendo indicações para o Globo de Ouro e Oscar.

Camila Seeger, no dia 13

A chilena é dançarina contemporânea, artista cênica e professora de Axis Syllabus, um método de ensino e treinamento do movimento que parte da combinação de conhecimentos de diferentes áreas. Na Feira do Livro, ela apresentará o espetáculo “Corpo fantasma”, inspirado no “Livro da Dança”,  do escritor luso-angolano Gonçalo M. Tavares.

Foto Arquivo Pessoal/Facebook

Camila estudou no centro de dança Espiral e fez sua licenciatura em artes cênicas na Universidad Mayor, em Santiago do Chile. Ela se especializou em análises do movimento desde a perspectiva do Axis Syllabus entre 2008 e 2015 na Europa e América do Norte.

Espetáculo Joker, nos dias 9, 10 e 11

A peça estrelada pelo ator jaraguaense Guilherme Fernandes ganhou como melhor texto original na 38ª edição do Troféu Gralha Azul. Guilherme também ficou em primeiro lugar como melhor ator na premiação do ano passado.

Foto Divulgação

Na história, o jaraguaense interpreta Joker, um personagem icônico, vilão das histórias em quadrinhos e sedutor em sua maneira excêntrica e caótica de ver o mundo.

Mesmo em sua decadência, trancafiado e sofrendo ataques psicóticos e esquizofrênicos, ele consegue invadir a mente dos espectadores e bagunçar o pensamento de todos.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito: 

WhatsApp  

Telegram  

Facebook Messenger