Maratona de concertos nacionais e internacionais do 5º Pianístico começa nesta quarta-feira, em Joinville

Por: Pedro Leal

27/03/2023 - 08:03 - Atualizada em: 27/03/2023 - 11:49

Os sons do piano tomam conta de Joinville a partir desta quarta-feira, 29, quando a maior cidade do Estado recebe a 5ª edição do festival Pianístico. A maratona musical, que prossegue até domingo, 2, prevê um total de 22 concertos e encontros didáticos com artistas nacionais e internacionais, nos palcos nos palcos do Teatro Juarez Machado, na Harmonia-Lyra, na Casa da Cultura, na Escola Bolshoi, no Garten Shopping, no Conservatório Belas Artes, e até sobre o espelho d´água da Praça Dario Salles, no Centro de Joinville. O primeiro dia do evento, 29 de março, é o Dia Internacional do Piano.

Em paralelo, vários estabelecimentos recebem a programação do Pianos pela Cidade, que leva artistas locais para lojas, livrarias, padarias e empresas. E, como complemento para o festival que encanta o público apreciador do piano, uma ação educativa, de formação de plateia: o Pianístico nas Escolas, de 13 a 18 de abril.

O 5º Pianístico foi reprogramado e ocorre alguns meses depois da data tradicional. Por isso, haverá Pianístico em dose dupla neste ano, em março e em setembro.

O acesso é gratuito a todas as atividades – ainda há ingressos disponíveis para diversas atrações (via enjoyticket.com.br). O terceiro lote será liberado nesta segunda-feira, 27, a partir das 18h.

“Estamos ansiosos por nos encontrar mais uma vez”, afirma a diretora-geral Albertina Tuma. “Em 2022, enfrentamos alguns percalços, e infelizmente o evento não se realizou, mas a espera será compensada. Vamos brindar novamente os apaixonados pela boa música. Não temos medido esforços para transformar o festival em um dos mais destacados do mundo”, destaca a diretora-geral Albertina Tuma.

Já o presidente da comissão organizadora e curador artístico Carlos Branco afirma que o Pianístico vai se consolidando como o maior festival de pianos da América do Sul e um dos mais importantes em escala mundial.

“Teremos a presença de importantes nomes do instrumento, de países como Brasil, Argentina, Holanda, Suécia, Estados Unidos e Uzbequistão, englobando gêneros que vão do erudito ao jazz”, ressalta Branco.

Na abertura, quarta, 29, quem sobe ao palco do Teatro Juarez Machado é a pianista Maíra Freitas, de sólida formação clássica. Também cantora, arranjadora, compositora e diretora musical, Maíra lançou-se no mercado nacional e internacional com seu primeiro CD solo em 2011, pela gravadora Biscoito Fino, com produção musical de sua irmã, Mart’nália, e participação de seu pai, Martinho da Vila.

De 2017 a 2018, a artista participou da turnê REFAVELA 40, ao lado de Gilberto Gil, Céu, Anelis Assumpção e Moreno Veloso. Em 2019, montou a banda Jazz das Minas, que estreou no festival Jazzing em Luanda, Angola. Em 2020 com a pandemia, começou a compor com seus fãs na internet e criou o single “Tambor Atento”, lançado em 2021 de forma independente. Neste ano, lança o terceiro álbum.

 

Patrocínios e apoios

O projeto 5º Pianístico de Joinville – Todos os Pianos do Mundo tem recursos do governo federal e governo do estado de Santa Catarina, por intermédio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura, Programa de Incentivo à Cultura (PIC) e Fundação Catarinense de Cultura. Conta com o patrocínio das empresas Supermercado Imperatriz, Havan, Docol, Ciser, Crow, América Tampas e NSCTV. Tem apoio da prefeitura de Joinville, Britânia, Philco, Exit, FT Segurança Forte, Garten Shopping, Tigre, Instituto Carlos Roberto Hansen (ICRH) e Revista Duo. É uma realização de Albertina Tuma e Branco Produções.

Confira a programação completa

29 de março, quarta-feira

Espetáculo de abertura no Teatro Juarez Machado, com Maíra Freitas, às 20h30

30 de março, quinta-feira

Workshop com Luiz Otávio, na Casa da Cultura, às 10h

Workshop “Do erudito ao popular” com Maíra Freitas e Mônica Ávila, na Casa da Cultura, às 14h

Mari Kerber, no Garten Shopping, às 19h30

Luiz Otávio e Mike Del Ferro Trio, na Praça Dario Salles, às 19h

Nicolás Guerschberg, no Teatro Juarez Machado, às 20h30

31 de março, sexta-feira

Workshop “A música de Astor Piazzolla: análise, interpretação e contexto com Nicolás Guerschberg”, na Casa da Cultura, às 10h

Curso “Pedagogia para Professores de Piano”, com Carina Joly, no Belas Artes Joinville, às 14h

Olga Kopylova, no Bolshoi, às 17h

Mike Del Ferro Trio, no Garten Shopping, às 19h30

Mari Kerber e Daniel Grajew, na Praça Dario Salles, às 19h

Anders Helmerson Trio, no Teatro Juarez Machado, às 20h30

1º de abril, sábado

Curso “Pedagogia para Professores de Piano”, com Carina Joly, no Belas Artes Joinville, às 14h

Edilson Forte Trio, na Sociedade Harmonia-Lyra, às 11h

Curso “Pedagogia para Professores de Piano”, com Carina Joly, na Casa da Cultura, às 14h

Sebástian Macchi e Matías Ariazu, na Sociedade Harmonia-Lyra, às 16h

Maria Teresa Madeira, na Sociedade Harmonia-Lyra, às 18h30

Frederic Chui, no Teatro Juarez Machado, às 20h30

2 de abril, domingo

Workshop “Elementos do instrumental popular no piano brasileiro”, com Duo Mitre, na Casa da Cultura, às 10h

Carla Ruaro, no Teatro Juarez Machado, às 11h

Duo Mitre, no Teatro Juarez Machado, às 17h

Duo Gisbranco, no Teatro Juarez Machado, às 19h30