Faltam alguns dias para o carnaval começar oficialmente, mas já tem blocos nas ruas aquecendo os tambores em várias cidades. Os foliões já estão com as fantasias prontas, o samba no pé e maquiagens coloridas, penteados elaborados especialmente para marcar uma das festas mais tradicionais do país.
É justamente nesta época que a procura por maquiagens de carnaval aumenta. Batons com cores fortes e glitter são os produtos mais procurados por quem vai participar da festa.
A alergista da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia, Eliana Toledo, chama a atenção dos foliões para sempre verificar, por exemplo, se o produto tem o selo da Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, pois maquiagens de procedência duvidosa podem causar alergias, irritações oculares e dermatites.
“Evitar, no geral, produtos que contenham conservantes, e aí você tem que optar por opções hipoalergênicas, produtos sem fragrâncias e não compartilhar nunca”.
Só nos últimos dois anos, por exemplo, a Anvisa cancelou a autorização de mais de 1.500 pomadas modeladoras de cabelo por causa de irritações e outros problemas oculares, como explica a dermatologista Regina Buffman.
“A segurança do cosmético é muito relacionada à data de validade dele, então a gente tem que observar se ele ainda está em vigência e, se não, a segurança dele fica questionável. Alergias, irritações são algumas reações que podem decorrer de um prazo de validade vencido”.
A médica alergista Eliana Toledo disse ainda que o cuidado com a pele e a atenção na hora de comprar os cosméticos podem evitar problemas de longo prazo.
Ela afirma que o ideal é “procurar usar produtos seguros, biodegradáveis, não compartilhados e aprovados pela Anvisa para não ter uma sensibilização durante o carnaval… Isso vai perdurar depois que acabar a folia”.
Para saber se algum cosmético está registrado na Anvisa, basta fazer uma consulta no site da agência.
* Com informações da Agência Brasil