Os corais infantis têm lugar de destaque no agendão deste final de novembro/começo de dezembro. O motivo é simples: o Natal bate à porta e os eventos alusivos a data se multiplicam em Joinville, em shoppings, teatros ou ao ar livre. Três deles acontecem nesta semana, como vocês podem conferir na programação abaixo, que não vive só de cantoria e Papai Noel, obviamente. Teatro, artes visuais, cinema e shows também têm lugar garantido.

1 - “Resquício”
Neste espetáculo, a Cia. La Luna, de Florianópolis, se baseou no no livro "O Circo Mecânico Tresaulti”, de Genevieve Valentine. Em suas entrelinhas se encontra a linha tênue entre a loucura e o amor pela arte de duas senhoras que viveram a vida toda em um circo, e que agora têm que lidar com a desvalorização do artista, fazendo dos espaços das cidades o seu picadeiro. Essas artistas moram na rua e seguem suas vidas em busca de público interessado em sua arte.
Quando: segunda (26), às 16h, no Sesc.

2 - Viagem natalina
“A incrível viagem de Noel pelo Brasil” (foto no alto) é o espetáculo gratuito que a Escola de Música Arte Maior apresenta dentro da programação natalina da Sociedade Harmonia-Lyra. Durante sete dias, o coral formado por 80 crianças contará a saga do Bom Velhinho, que, para não ser reconhecido, corta a barba e se veste como uma pessoa comum. No lugar do trenó, pega carona num trem e embarca numa aventura para conhecer as crianças brasileiras. Em cada região, Noel encontra crianças de diferentes culturas e etnias. O espetáculo ainda conta com as participações da Cia. de Dança Liliana Vieira e do barítono Douglas Hanh.
Quando: de segunda (26) a quinta (29), às 20h, na Sociedade Harmonia-Lyra.

3 - Natal no batalhão
O 62º Batalhão de Infantaria promove o primeiro Natal Luz do Nosso Batalhão, que contará com um coro de 150 vozes formado por alunos do projeto Música na Escola, da rede municipal de educação. Os estudantes de 7 a 14 anos, caracterizadas com o gorro do Papai Noel, vão ocupar 18 janelas do primeiro e segundo pisos do pavilhão administrativo do 62º BI. As apresentações do grande coral serão intercaladas por execuções da banda do batalhão.
Quando: terça (27), às 20h, em frente à entrada do 62º BI (rua Ministro Calógeras).



4 - Dança-teatro

Parte do projeto Espaço-criação e protagonizado pelo bailarino Jesse da Cruz, “Brasilidar” é um espetáculo de dança-teatro que aborda a cultura afro brasileira dentro de uma proposta mística, valendo-se da tradição da oralidade, onde histórias são passadas de uma geração a outra e perpetuam a tradição de cada povo.
Quando: quarta (28), às 10h15 e às 14h, no Sesc.

 

5 - Diálogos Urgentes
Com a internet, não somos apenas consumidores de informação, somos também produtores. Mas o quanto somos realmente livres para acessar conteúdos, e nos expressarmos? Quem governa a rede? Com quais interesses? Temos privacidade? Quem garante o direito de todos os cidadãos a uma conexão rápida e de baixo custo? Essas e outras questões são debatidas no documentário “Freenet” (2016), de Pedro Ekman, que ouve especialistas e passeia por África, Índia, Estados Unidos, Brasil e Uruguai mostrando iniciativas e obstáculos para a democratização do acesso à internet. Após a exibição haverá uma roda de conversa com convidados ligados ao tema.
Quando: quarta (28), às 19h, no Sesc.

6 - Coral infantil
Um coral infantil de 1.130 vozes será a grande atração deste ano na cerimônia de acendimento da decoração de Natal em frente a sede da Prefeitura de Joinville. O grande coral é formado por crianças de 6 a 9 anos regidas por quatro maestros que integram quatro unidades escolares da Rede Adventista nos bairros Costa e Silva, Bom Retiro, Centro e Saguaçu. Todas são estudantes de escolas da Rede Adventista e apresentarão a cantata “Natal, Emoção que Contagia”, que conta a história do nascimento de Jesus.
Quando: quarta (28), às 20h, em frente à Prefeitura.

 

 7 - Marc Engler
Em 2018, entre coordenação e curadoria, Marc Engler participou de mais de vinte exposições de diversos artistas, além de suas duas exposições individuais. Para encerrar o ano, o artista apresenta a exposição “Cubos”, uma oportunidade para conhecer a produção de quase quatro anos na qual Marc sempre utilizou o cubo como forma de expressão. A exposição reflete sobre a origem da verdade, onde nos deparamos com uma realidade perturbadora da vida moderna: a vontade não nasce mais dentro do ser humano; nasce fora e é implantada meticulosa e vagarosamente dentro de cada pessoa.
Quando: quinta (29), às 19h, no Garten Shopping.     

          

8 - Arte e presentes
O Ateliê Coletivo Gisele Borges promove no fim de semana a 4ª edição da Feira Arte e Presente, especial de Natal. A feira de cultura e arte que tem por objetivo reunir profissionais nas mais diversas áreas das artes, design, moda, entre outros. A novidade desta edição será o sarau cultural, num espaço preparado na parte externa do galpão. Confraria do Escritor, Associação das Letras de Joinville e os cantores/compositores Lucas Miranda, Vic França e Augusto Klug serão os convidados.
Quando: sexta (30), das 14h às 20h, sábado (1º), das 10h às 20h, e domingo (2), das 10h às 18h, no Ateliê Coletivo Gisele Borges (rua Dona Francisca, 1.185, Saguaçu).


9 - “Os Palhaços”

A peça “Os Palhaços”, de Miraci Dereti, censurada em 1968, volta a ser apresentada pelo Abismo Teatro de Grupo, que resgatou o texto 50 anos depois. Apesar do longo tempo, ele continua atual em suas esquetes de impacto, nas quais a opressão, a tortura, a hipocrisia da sociedade convivem de forma nem sempre harmônica.
Quando: sexta (30), às 20h, no Sesc.

 

10 - Rock n’ Camerata
Há dez anos viajando pelo Estado, o projeto de refazer clássicos do rock num roupagem erudita é uma iniciativa da Camerata Florianópolis. Regida por Jefferson Della Rocca, a orquestra é “engrossada” pela banda de rock instrumental Brasil Papaya e os vocalistas Daniel Galvão, Rodrigo Gnomo Mattos e a cantora de ópera Carla Domingues, além do piano de Alberto Heller. No repertório, hits dos Rolling Stones, Metallica, Guns n’Roses, AC/DC, Deep Purple, Kiss, Audioslave, Pink Floyd e muitos outros.
Quando: sexta (30), às 20h, no Centreventos Cau Hansen.

 

11 - Jesus Luhcas
O cantor e compositor Jesus Luhcas faz nesta sexta o primeiro de cinco pocket shows, cujo objetivo é preparar o caminho para a chegada do primeiro registro oficial do artista, um EP de seis faixas com lançamento previsto para o início de 2019. “Bicho Solto Acústico” conta, entre outras, com a faixa que dá nome ao disco e uma inédita, ainda não apresentada ao público. A entrada é gratuita.
Quando: sexta (30), às 20h, no galpão da Ajote (Cidadela Cultural).

12 - 1º Medieval Joinville
A ideia do evento é criar um ambiente que transporte o público para a Idade Média. Para tanto, se apresentarão as bandas de folk-metal Futhark (Guarapuava) e Tandra (Curitiba) e a Notórios Bardos (Ponta Grossa), que vai na linha do irish-punk. Além da parte musical, haverá workshop de cutelaria, exposição de acessórias e roupas, tatuagem e apresentação de combate viking.
Quando: sábado (1º), a partir das 18h, no Garage Bar (rua Inácio Bastos, 812, Bucarein).

13 - Exposição
Os alunos do ateliê Rosi Costa foram convidados a pensar sobre como o belo é construído diferentemente para cada pessoa, e o resultado foi a exposição “O Belo na Pintura”, que retrata paisagens, indivíduos, movimentos, figuras abstratas, afetos e signos, conforme a percepção que cada artista tem da beleza à sua volta. A curadoria é de Rosi Costa, artista visual associada da AAPLAJ e professora de pintura em tela no seu estúdio, localizado na zona sul de Joinville.
Quando: até 5 de dezembro, na sala 35 do Shopping Cidade das Flores.