Mãe transforma materiais recicláveis em brinquedos para a filha em Guaramirim

Foto Eduardo Montecino/OCP News

Por: Elissandro Sutil

05/12/2018 - 05:12

Caixas, embalagens e outros materiais recicláveis se transformam em uma casinha de bonecas completa, com direito a cozinha, guarda-roupa e até bicicleta para o transporte das Barbies. A mágica acontece pelas mãos da guaramirense Maira Mártires, que atendeu um pedido inocente da filha.

“Ela sempre gostou de bonecas e pediu para eu fazer uma caminha para colocar elas. Peguei duas caixas de papelão e montei uma beliche. Minha irmã é costureira e deu uns retalhos também para finalizar”, conta Maira.

O resultado fez a alegria da pequena Victória Mártires, 7 anos, que logo quis que a mãe fizesse uma cozinha, sala e outros cômodos para brincar com suas bonecas.

Foto Eduardo Montecino/OCP News

Mais do que se divertir com os itens feitos de forma artesanal, a menina tem consciência da importância do reaproveitamento dos materiais. “Gostei muito dos brinquedos porque além de aproveitar eles com minhas Barbies, também estamos salvando a natureza”, comenta.

A novidade logo chegou aos ouvidos das colegas de Victória na escola municipal Urbano Teixeira da Fonseca, onde a menina estuda. De acordo com Maira, as amigas da filha também começaram a pedir pelos brinquedos sustentáveis.

“Eu faço, mas peço para elas trazerem os materiais. Assim, incentivo a reciclagem para mais crianças, e não só aqui em casa”, aponta.

Arte virou presente

Victória chegou a dar de presente para uma das amigas uma casinha de bonecas feita por Maira. “Eu fiquei meio assim por ser algo reaproveitável, mas a mãe da menina disse que era com isso que ela mais brincava em casa”, ressalta.

Maira também foi à escola Urbano Teixeira da Fonseca e ensinou para outras crianças como fazer os brinquedos.

Foto Eduardo Montecino/OCP News

Ela conta que já separava o lixo reciclável em casa, mas que não guardava os itens para reutilizar. Agora, os materiais fazem parte até da decoração natalina na casa da família Mártires.

“Sou ‘arteira’. Faço crochê, fiz o presépio também. Reutilizo os potes de alimentos e transformo em vasos de planta, assim vai”, avalia. Maira enfatiza a importância das crianças estarem ativas, desenvolvendo novas habilidades e ficando mais próximas da natureza.

A filha Victória concorda com a mãe e cita as inúmeras possibilidades de produção a partir de materiais recicláveis. “Eu gosto de fazer isso, reaproveitar. Meus amigos também acharam legal”, conclui.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?