Quem não passou pela experiência de plantar um pé de feijão no algodão quando estava na escola? A pequena Alicia Nunes Micheluzzi, de três anos, tem uma história mais elaborada para contar: ela já plantou e doou mais de 1000 mudas, quase todas criadas em cascas de ovos.
A ideia partiu da mãe, Ana Glória Nunes, que é engenheira florestal. As duas começaram a plantar sementes de frutas e legumes que consumiam. O número de plantas foi crescendo e elas decidiram doar para os conhecidos de Blumenau. Como ficou difícil arranjar tantos vasos, veio a alternativa das cascas de ovos.
muda cascas de ovo 2
Em entrevista ao site Ciclo Vivo, Ana explicou que a opção pelas cascas se deu pelo tamanho, por não precisar de muita terra e também por serem “vasos” biodegradáveis e que poderiam até servir de adubo para a própria planta. Vale lembrar que elas são esterilizadas antes de receberem as sementes, para evitar qualquer contaminação.
casca_do_ovo2
Estabelecimentos comerciais da cidade passaram a fornecer casquinhas para o projeto, batizado de Plantei um Broto na Casca do Ovo, e também ajudam na distribuição das mudas. Ana conta que o objetivo é “resgatar o valor do alimento e a importância do plantar, impactando tanto crianças quanto adultos”.
Para completar, ela aproveita o gancho para ensinar a cuidar e cultivar as mudas e a replicar a ideia em casa, aproveitando sementes de outros vegetais.
Fonte: Hypeness
Fotos: Divulgação Plantei um broto na casca de ovo