Não restam dúvidas de que a cerveja artesanal passou a ocupar um lugar de destaque no cardápio de muitos brasileiros de um tempo para cá. Em Joinville, sobram lugares que focam nas geladas especiais, e um dos mais destacados é a Mad Dwarf, que desde 2016 pratica a boa ação da cerveja bem feita.

Com oito funcionários, o brew pub dispõe de 40 torneiras com chopes produzidos pela MD, dos mais variados estilos. São em torno de 5 mil litros por mês saídos com selo de fabricação própria. Além disso, a MD comercializa rótulos de cervejarias como Seasons, Malvadeza, Sinergy e Brooklyn.

“É uma Disneylândia da cerveja!”, compara Mauro Santos, um dos proprietários. “A cerveja é uma cultura riquíssima, com uma quantidade inimaginável de estilos e variações. Os primeiros indícios de cerveja remontam a 4000 a.C. e, desde então, ela tem feito parte da história do mundo. É um universo fantástico e cativante”.

Na opinião de Mauro, o interesse por cerveja artesanal tem aumentado a cada ano. Segundo ele, as pessoas estão se interessando mais em degustar e conhecer novos estilos e harmonização com pratos.

“O movimento dos cervejeiros artesanais e o acesso mais fácil a matéria-prima têm tirado das classes mais abastadas o monopólio deste conhecimento”, esclarece.

E por falar em comida, a MD também possui algumas especialidade gastronômicas: tapas (na terça-feira), hackepeter (na quarta) e um prato diferente por semana, desenvolvido pelo chef Lucas Boing. Além disso, o pub serve hambúrgueres e sanduíches gourmet, curry wurst, bolinho de carne recheado com catupiry e vários outros petiscos.

Com intenção de apostar na música e na cultura joinvilense, a Mad Dwarf funciona na rua Ottokar Doerffel, 1.112, de terça a sábado, das 17h à meia-noite