A Onda Coreana vem conquistando cada vez mais o mundo na última década e um dos seus pilares mais sólidos é a música. Quem convive com jovens com certeza conhece alguém que é apaixonado por K-pop e tem a playlist dominada por artistas da música pop da Coreia do Sul.
Grandes eventos de toda a região têm demonstrado interesse crescente e constante pelo tema K-pop, como a Super XP de Joinville, maior evento de cultura pop de Santa Catarina e que conta com salas exclusivas para o estilo musical, que vem batendo recordes de público.
Em Jaraguá do Sul não é diferente! O Lunar é um evento criado por um grupo de jovens apaixonadas pela dança e pela cultura coreana, em atividade desde 2016. Os primeiros encontros contaram com cerca de 10 pessoas, mas logo no primeiro ano alcançaram um público de 200 espectadores envolvidos pela energia desse gênero musical.
A estimativa dos organizadores é de que, em seis anos, mais de cinco mil pessoas de toda a região tenham sido atingidas pelo Lunar.
O público é plural e diverso, com crianças, adolescentes, jovens e adultos apaixonados pela música coreana e suas expressões. Juntos, os organizadores encontram uma forma única e especial de se conectar a essas paixões, e claro, passar isso para quem frequenta os eventos.
Uma das organizadoras, a publicitária Lorena Borges Fanhani, diz que o plano é fazer o projeto crescer cada vez mais. “Planejamos expandir ainda mais o Lunar e promover eventos que vão além do que fazemos hoje, oferecendo apoio aos amantes de K-pop que desejam aprender mais sobre a dança e a cultura sul-coreana. Gostaríamos de transformar Jaraguá do Sul em uma cidade referência em grandes concursos regionais e até, quem sabe, nacionais para covers.”
Comeback!
Em 2023, um comeback deste evento, que não aconteceu durante os anos de pandemia, promete agitar os apaixonados pela cultura coreana. O primeiro Lunar do ano vai acontecer no dia 7 de maio, a partir das 14h, no Centro de Artes e Esportes Unificados Mestre Manequinha (CEU), na Vila Lenzi.
De acordo com a equipe, a expectativa é de um primeiro evento um pouco mais compacto, entre 40 e 80 pessoas, pois o público jaraguaense mudou muito desde a última edição.
O Lunar é algo criado por fãs, para fãs. Essa premissa fez com que uma comunidade fosse criada em torno do evento. Lorena conta que a cultura coreana faz parte da vida da equipe que organiza o projeto e de muitas outras pessoas desde muito jovens. “Muitos comentavam que sentiam saudades, então voltamos. A cultura coreana ajudou a moldar nossas identidades e, sem o Lunar, a única opção é viajar para cidades vizinhas, o que é muito difícil principalmente para o público mais jovem”, ressalta.
Ela complementa dizendo que a equipe também acha importante que esse público possa explorar e exercitar essa paixão sem precisar sair de Jaraguá do Sul. Foi da ideia de promover iniciativas como essa no município que nasceu uma parceria com a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), uma das principais apoiadoras do evento.
Qual é a programação?
O evento é aberto ao público e contará com uma programação variada. A tarde do dia 7 de maio vai começar com a exibição do vídeo de abertura e discurso dos organizadores. Logo depois, a comissão organizadora fará apresentações oficiais ao público, seguido de outras danças na modalidade solo. (Saiba no final da matéria como se inscrever)
O Lunar ainda contará com jogos interativos para o público, novas apresentações de solo e espetáculos em grupo. Para fechar o evento, haverá o random play dance, um jogo já conhecido na comunidade K-pop, em que um círculo é montado no meio do palco e as pessoas podem dançar o refrão de músicas famosas.
A organização aproveita para ressaltar que toda a comunidade está convidada para prestigiar o Lunar. “Mesmo sem saber sobre o K-pop, é possível curtir uma tarde divertida com as apresentações de dança realizadas e as atividades que proporcionamos. Convidamos a todos os que desejarem e principalmente aos pais e mães de nossos membros”, finaliza a publicitária.
Quem são os organizadores?
Lorena Borges Fanhani
Publicitária, estrategista e apaixonada pelo universo geek desde 2015.
Bruna dos Passos Schneider
Acadêmica em design, dançarina nos tempos livres e apreciadora da cultura coreana.
Katharine Victoria Gomes
Pedagoga em formação, dançarina nas horas vagas e completamente viciada em K-pop.
Milena de Azevedo
Estudante de direito, fã de doramas e speaker.
Adam Gabriel Veiga
Designer gráfico, ilustrador e entusiasta da cultura coreana.
Como se inscrever?
As inscrições acontecem a partir do meio-dia de sábado (8), através de um formulário aberto na bio do Instagram @lunarevento. Vale lembrar que as vagas são limitadas e serão feitos posts avisando das novidades.
Para saber mais, entre em contato através do WhatsApp (47) 9 8913-9637 e e-mail [email protected]. Através do Instagram, também é possível acessar o grupo oficial do Lunar no WhatsApp.