Loja 1,95: uma história de superação e sucesso digna de ser contada

Por: OCP News Jaraguá do Sul

18/10/2017 - 12:10

Passar em frente a uma loja de departamentos, apreciar sua fachada ou vitrine pode ser uma atividade tão corriqueira quanto entrar e encontrar aquilo que você ‘garimpava’ por horas ou dias, e num ambiente agradável, seguro e organizado. Isso é costumeiramente o que está ao alcance de nossos olhos e de nossas expectativas na condições de consumidores. Ou seja, você entrou, encontrou o que buscava, por um preço justo e um atendimento digno. Enfim, sentiu-se satisfeito.

No entanto, o interior dessa mesma loja pode armazenar algo que não está visível, tampouco disponível nas prateleiras, mas que pode causar surpresa e encanto. Trata-se da história por trás dessa marca. Com esse objetivo, a equipe do OCP conheceu, no centro de Guaramirim, município do Norte catarinense, um ‘case’ de sucesso peculiar: a Loja 1,95.

Em entrevista com o casal empreendedor, Leila Regina Gonçalves Deretti e Flávio Deretti, descobriu-se uma exemplar história de privações, necessidades, superação, paixão, determinação e vitória por trás da marca 1,95. E essa loja, de 3 mil m², com quatro andares, mais de 70 mil itens das mais variadas utilidades para o lar, produtos de decoração, de papelaria, para festas, situada no centro de Guaramirim, guarda por trás de sua marca uma história digna de ser contada e admirada.

Loja hoje em sede própria, tem quatro andares e 3 mil metros quadrados | Foto Renan Reitz/OCP

OCP: Leila, fale um pouco do início dessa história.

Leila: Nosso negócio teve início em outubro de 1998, de forma bem rudimentar. Alugamos um pequeno imóvel de 200 m², muito próximo de nossa sede atual. Trazíamos mercadorias do Paraguai para abastecimento da loja. Como necessitávamos de volume e giro, certo tempo depois nos sentimos obrigados a mudar para um imóvel maior, mas ainda alugado. Por dez anos nos mantivemos em aluguel. No início foi tudo muito difícil. Não tivemos tempo nem para acompanhar as fases de gravidez de nossos dois filhos, Gustavo e Bruno, pois precisávamos vender para pagar as contas. A propósito, nenhum deles quer seguir no negócio, talvez por trauma (risos). Um pretende ser engenheiro aeroespacial e o outro, médico. Trabalhávamos muito, inclusive passamos fome, mas sempre honramos nossas dívidas e nunca deixamos de acreditar no negócio e em nossos valores. Tínhamos uma forte convicção de que na frente nosso esforço seria recompensado.

O casal, Flávio e Leila Deretti, com o filho, Gustavo. O outro filho, Bruno, não estava no momento | Foto Renan Reitz/OCP

OCP: Como se deu o processo de expansão do negócio?

Leila: Considero que duas importantes variáveis foram determinantes para viabilizar a expansão da empresa: a) os consumidores guaramirenses praticamente adotaram nosso negócio. 80% de nosso mercado é local e o consumidor se identificou com nosso negócio e nossos produtos; b) O fomento financeiro do BRDE foi decisivo para o processo, pois eles viram um potencial em nossa determinação e convicção com o negócio. Eles acreditaram tanto que nos socorreram com um segundo fomento, pois imaginávamos que conseguiríamos cumprir o projeto com a primeira injeção de recursos do banco. Podemos dizer que o BRDE é realmente um banco de desenvolvimento. Eles nos surpreenderam e tenho certeza que nós também os surpreendemos.

OCP: Como você define a Loja 1,95 hoje?

Leila: A 1,95 é hoje uma loja de departamentos, orientada para um conceito de shopping, com mais de 70 mil ítens, que atende a todas as classes sociais, com ampla diversidade de produtos, preço muito competitivo e atendimento diferenciado. Nossa estrutura comporta quatro andares de loja, com elevador, obedecendo criteriosamente todas as exigências legais quanto à acessibilidade, estacionamento, segurança e conforto, como forma de receber nossos clientes dignamente.

Em cada andar, acessado por meio de elevador, cliente descobre uma imensa gama de produtos | Foto Renan Reitz/OCP

OCP: Como você resumiria a filosofia e os diferenciais deste negócio?

Leila: Nossa filosofia é garantir que nossos clientes encontrem aqui tudo o que vieram buscar. Consequentemente, essa filosofia nos remete ao nosso importante diferencial, que consiste em estar de corpo e alma na linha de frente. Eu busco acompanhar todos os clientes que entram na loja. Cumprimento-os e quero saber se encontraram tudo que procuravam. Isso me ajuda a aperfeiçoar nosso suprimento. Nossas fórmulas de gestão buscamos com assessoria do Sebrae e nossa faculdade é praticamente o aprendizado do cotidiano que adquirimos ao nos manter muito perto do cliente e com muita dedicação, já que ele é a razão de nosso sucesso. Para isso, fazemos periodicamente pesquisas mercadológicas e de perfil e satisfação de clientes fornecidas pela Uniasselvi/Fameg. Entendemos que estar perto deles não basta. Precisamos senti-los.

OCP: A crise que assola o país há três anos teve muito impacto no negócio?

Leila: Claro que a crise também nos afetou de certa maneira, pois o consumidor fica mais reticente e criterioso na decisão de compra. Por outro lado, isso também foi um aprendizado para nós, pois passamos a comprar melhor, com menos estoque, mais giro, mais eficiência, e sem comprometer o padrão de atendimento. Ou seja, temos que saber explorar e incorporar ao negócio aquilo que a crise nos oferece de bom. É uma habilidade estratégia nos negócios vencedores.

OCP: Poderia discorrer sobre o processo logístico e sua equipe?

Leila: Temos um sistema integrado de logística que nos aponta todas as necessidades diárias. Recebemos diariamente entre cinco e seis caminhões de mercadoria e a cada dois meses dois contêineres da China. Viajamos duas vezes por ano para a China, com o objetivo de compras e desenvolvimento de fornecedores competitivos. No entanto, em função do padrão do dólar, temos muitos fornecedores brasileiros nos suprindo atualmente. Possuímos uma equipe de 50 colaboradores, sendo 50% diretos e conosco desde o início e 50%, terceirizados. Sempre prezamos para que a equipe se sinta realmente parte do negócio, mantendo um clima familiar, respeitável e profissional.

OCP: Quais os planos futuros da empresa?

Leila: Queremos crescer e inovar dentro de nosso ramo de atuação. Estamos investindo em ampliação física, bem como dominando e implementando ferramentas de tecnologia de informação, para inserção no E-commerce.

https://www.youtube.com/watch?v=x5qwqqWdwug

ONDE FICA:

Rua Norberto Silveira Júnior, 74, Guaramirim (SC)

Telefone: (47) 3373-2079