Livros contam a história de fundação e destacam a gastronomia do bairro Rio da Luz de Jaraguá do Sul

Foto: Projeto Lumiar

Por: Elissandro Sutil

08/10/2020 - 11:10 - Atualizada em: 12/10/2020 - 13:50

A região que abrange os bairros Rio da Luz, em Jaraguá do Sul, e Testo Alto, em Pomerode, é cheia de memórias, sabores, lugares, celebrações e construções moldados pela herança da imigração europeia.

Para enaltecer as belezas e as histórias desses locais, o Projeto Lumiar lançou neste mês dois livros sobre a região, além de um mapa cultural turístico – ilustrado em aquarela – e um aplicativo para celular, chamado Rota Lumiar.

Os materiais são gratuitos e estão disponíveis para download no site da iniciativa.

Os livros

Morar na colônia: a arquitetura da imigração em Testo Alto e Rio da Luz

Um dos livros tem como temática as técnicas construtivas utilizadas durante o período de imigração. As famosas construções no estilo enxaimel do século XIX que deixam qualquer um encantado.

Foto: Projeto Lumiar

Histórias à mesa: memórias e sabores do Rio da Luz e Testo Alto

Já o segundo livro, busca contar as histórias daqueles que vivem nos dois barros. As pesquisadoras assumem lugar de escuta atenta e afetuosa para absorver as histórias envolvendo, sobretudo, a culinária.

“Moradoras e moradores do Rio da Luz e Testo Alto abriram as suas casas e partilharam suas histórias. Nossa escuta, somada ao rigor na pesquisa, possibilitou que as memórias se materializassem em registros e, coletivamente, produzimos documentos que valorizam o patrimônio cultural local”, destaca a coordenadora do projeto, Tade-Ane de Amorim.

Nas semanas seguintes ao lançamento online, serão distribuídas gratuitamente cópias dos livros às comunidades envolvidas no projeto, além de escolas, secretarias de educação, prefeituras, bibliotecas e museus da região.

Mapa cultural turístico

Além dos dois livros, o projeto também desenvolveu um mapa cultural e turístico com 26 locais para conhecer na região. A Rota Lumiar pode ser encontrada no site do projeto.

Foto: Divulgação

Durante o lançamento nesta quinta-feira, haverá sorteios de produtos e serviços da região, como bolachas, hospedagens, passeios guiados, café rural, vale-compras, entre outros, tudo oferecido pelos participantes da Rota Lumiar.

Aplicativo

No aplicativo “Rota Lumiar”, que está disponível tanto para dispositivos Android quanto iOS, você encontra informação sobre os bairros, sobre o projeto além, é claro, de um mapa digital com informações sobre cada um dos 26 pontos turísticos,

O Projeto

Desde 2018 a equipe do Projeto Lumiar busca entender o modo de vida, a história e as transformações ocorridas depois de 170 anos da chegada dos primeiros imigrantes à região. E agora, em 2020, entrega os resultados da pesquisa, os livros, mapa e aplicativo.

O Projeto Lumiar surgiu como medida compensatória para o licenciamento ambiental, mecanismo indispensável para que se implantasse a linha de transmissão na faixa territorial Blumenau-Curitiba.

O empreendimento pertence à empresa de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica Copel, e cruza o Conjunto Rural Rio da Luz e o Conjunto Rural Testo Alto, bairros tombados em 2007 pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan).

Foto: Projeto Lumiar

A equipe de pesquisa da Espaço Arqueologia realizou mapeamento da cultura imaterial referente a saberes, celebrações, lugares e formas de expressão das comunidades, documentados através de entrevistas, fotografias e peças audiovisuais.

Já para o levantamento arquitetônico, foram elaborados croquis de dez edificações históricas e seu entorno para ilustrar as técnicas construtivas presentes na região, junto a fotografias e relatos dos moradores.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul