Lição de Cidadania: Projeto “OAB vai à Escola” está na ativa em Jaraguá do Sul e região

Por: Elissandro Sutil

24/06/2016 - 08:06 - Atualizada em: 24/06/2016 - 10:52

Todo mundo sabe dos direitos e deveres como cidadão? E o papel de cada um na construção da cidadania? Com a missão de informar e orientar a comunidade estudantil sobre esses e outros temas, os advogados voluntários do Projeto OAB Vai À Escola visitam escolas da região para uma verdadeira lição de cidadania.

O projeto, realizado pela Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional de Santa Catarina, 23ª Subseção, começou no início deste ano e já visitou aproximadamente oito escolas aqui de Jaraguá do Sul, Corupá, Schroeder, Guaramirim e Massaranduba, região de abrangência da Subseção.

Evento realizado na Escola Municipal Maria Nilda Salai, em Jaraguá do Sul. Palestra sobre a Lei do Bullying com alunos de 8º e 9º anos.

Evento realizado na Escola Municipal Maria Nilda Salai, em Jaraguá do Sul. Palestra sobre a Lei do Bullying com alunos de 8º e 9º anos.

Neste ano, o tema será voltado aos direitos eleitorais e as funções que cada agente político exerce após as eleições, já que 2016 é ano de eleições, respondendo a questões, como por exemplo, o que podemos cobrar e de quem.

Através de palestras e distribuição de cartilhas, o projeto tem o intuito de transmitir aos alunos, pais e professores os princípios que norteiam o dia a dia dos advogados e outros assuntos da legislação que fazem parte do cotidiano da sociedade em geral, como o bullying e o estatuto da criança e do adolescente, por exemplo.

Palestra sobre CyberBullying e ECA para alunos do CECAR, em Guaramirim

Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, a Comissão OAB Vai à Escola quer alcançar não só as escolas de ensino fundamental de todo o município, mas também as instituições que se mostrarem interessadas a receber as palestras, sejam elas públicas ou privadas, assim como faculdades.

O projeto terá a duração máxima de 3 anos, encerrando no dia 31 de dezembro de 2018, ao fim do mandato desta gestão. As novidades sobre o projeto podem ser acompanhadas na página do Facebook da Comissão OAB Vai à Escola. Na região, os responsáveis pelo projeto são Bruna Maçaneiro, da Comissão de Corupá, Rodrigo Weigsding de Guaramirim e Schroeder e Osmar Graciola Jr. de Jaraguá do Sul.

Em abril aconteceu uma palestra sobre Bullying para alunos da 7ª Série, da escola Marcos Emilio Verbinnem, de Jaraguá do Sul.

Em abril aconteceu uma palestra sobre Bullying para alunos da 7ª Série, da escola Marcos Emilio Verbinnem, de Jaraguá do Sul.

E ai, não é uma ótima ideia? As escolas interessadas em receber a visita do projeto podem entrar em contato com o presidente da Comissão de Jaraguá do Sul, Osmar Graciola Jr., através do e-mail: osmarjr.adv@hotmail.com.


Fonte: OAB Vai à Escola