Leia Mulheres discute o livro “Holocausto Brasileiro” neste sábado (26) em Joinville

Foto Luiz Alfredo

Por: Lucas Koehler

25/10/2019 - 10:10 - Atualizada em: 25/10/2019 - 10:21

Neste sábado (26), o grupo Leia Mulheres realiza a discussão sobre o livro “Holocausto Brasileiro”, em Joinville.

Escrito por Daniela Arbex, a obra investigativa denuncia um dos maiores genocídios do Brasil, no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Barbacena, conhecido apenas por Colônia, em Minas Gerais.

Entre as décadas de 60 e 70, pessoas foram maltratadas e mais de 60 mil foram mortas com o consentimento do Estado, médicos, funcionários e sociedade.

Arbex entrevistou ex-funcionários e sobreviventes para resgatar de maneira detalhada e emocionante as histórias de quem viveu de perto o horror perpetrado pela instituição.

O livro foi eleito Melhor Livro-Reportagem do Ano pela Associação Paulista de Críticos de Arte (2013) e segundo melhor Livro-Reportagem no prêmio Jabuti (2014).

Com mais de 300 mil exemplares vendidos no Brasil e em Portugal, a obra ganhou as telas da TV, em 2016, no documentário produzido com exclusividade para a HBO.

O evento é gratuito e será realizado às 15h, na biblioteca da Faculdade Guilherme Guimbala (ACE), em parceria com o curso de psicologia.

Projeto Leia Mulheres

O Leia Mulheres é um movimento nacional que existe desde 2015 e objetiva incentivar uma luta, cada vez mais compartilhada, para empoderar mulheres escritoras que sobrevivem a um mercado editorial com preponderância de vozes masculinas.

No Brasil, o movimento, criado em São Paulo há quatro anos, já abrange mais de 120 cidades, sendo seis catarinenses: além de Joinville, há clubes de leitura de autoras em Florianópolis, Blumenau, Lages, Balneário Camboriú e São José.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger