Quem são esses jaraguaenses: a história da Kuchen Haus

Por: OCP News Jaraguá do Sul

14/09/2016 - 09:09

Quem passa pela Rua Coronel Procópio Gomes de Oliveira, no Centro de Jaraguá do Sul encontra uma das mais tradicionais confeitarias da cidade. Mais precisamente no numeral 873, está situada a confeitaria Kuchen Haus. Porém, a história da “Casa da Cuca” em alemão, teve início em outro endereço.

foto-01

A Kuchen Haus que foi inaugurada em 1983, localizada na Avenida Marechal Deorodo da Fonseca. Fonte: Acervo pessoal da família Schmidt.

De acordo com Andreia Schmidt, que é filha dos proprietários e trabalha na confeitaria, Andreas Schmidt e Vanilde Pacher Schmidt moravam em Timbó, e em busca de novas oportunidade de trabalho, decidiram mudar-se para Jaraguá do Sul em março de 1983. Quando aqui chegaram, após observar ainda não haviam muitas confeitarias na cidade, resolveram iniciar as atividades da Kuchen Haus.

foto-02-1

Balcão da confeitaria nos anos 80. Fonte: Acervo pessoal da família Schmidt.

foto-03-1

Produtos que eram vendidos naquela época. Fonte: Acervo pessoal da família Schmidt.

O nome foi escolhido devido ao significado em português que faria todo sentido com o que iriam oferecer aos seus futuros clientes. Naquele ano, as atividades iniciaram em instalações localizadas na Avenida Marechal Deodoro da Fonseca, 615, no Centro da cidade, onde por anos também funcionou a Farmácia do Sesi.

foto-04-2

Legenda: Local onde foi o primeiro endereço da Kuchen Haus. Fonte: Google Street View.

Em meados de 1994, mudou-se para a Avenida Coronel Procópio Gomes de Oliveira, após o proprietário Andreas Schmidt comprar o imóvel.

foto-05-2

A Kuchen Haus em seu novo e atual endereço, nos anos 90. Fonte: Acervo pessoal da família Schmidt.

foto-06-2

A variedade de produtos que são servidos desde 1983. Fonte: Acervo pessoal da família Schmidt.

foto-07-1

O tradicional balcão da Kuchen Haus. Fonte: Acervo pessoal da família Schmidt.

Segundo Andreia, no início das atividades a confeitaria possuía apenas cinco funcionários, e conforme a demanda foi aumentando o quadro de funcionários cresceu também. Destes funcionários, alguns deles fazem parte da equipe desde a inauguração, uma delas trabalha na parte de atendimento, e os demais na produção de bolos, tortas e cucas. Atualmente a confeitaria conta com 20 funcionários, divididos em três turnos.

equipe-haus

Alguns dos funcionários da Kuchen Haus. Da esquerda para a direita: Julia (balconista), Edemir (confeiteiro), Luiz (padeiro), Luiza (auxiliar de cozinha), Arno (confeiteiro), Claudio (confeiteiro), Ademir (confeiteiro), Resemeri (auxiliar de cozinha) e Andreas (proprietário e confeiteiro). Crédito: Isabel Debatin.

A cozinha e local de produção da Kuchen Haus. Crédito: Isabel Debatin.

A cozinha e local de produção da Kuchen Haus. Crédito: Isabel Debatin.

kuchen-2016

A Kuchen Haus em 2016. Crédito: Isabel Debatin.

Dentre os produtos que seguem a mesma receita há 33 anos, estão os docinhos e as cucas. De acordo com Andreia, as receitas usadas são da Dona Helga Wolter, mãe do proprietário Andreas Schmidt. Além destes, o bolo de morango e marta rocha também são feitos da mesma forma desde 1983. Quem tira umas horas do dia para tomar um café na Kuchen Haus encontra como opção: 22 tipos de bolo, 18 tipos de tortas, além de diversos sabores de cuca, pães doces e salgados.

foto-10

O atual balcão da confeitaria. Crédito: Isabel Debatin.

foto-11

Algumas das delícias que são servidas, entre bolos, tortas e cucas. Crédito: Isabel Debatin.

torta-morango

A famosa torta de morango da Kuchen Haus. Crédito: Isabel Debatin.

Questionada sobre qual o diferencial da Kuchen Haus, tendo em vista que nestes 33 anos o número de padarias e confeitarias aumentou significativamente em Jaraguá do Sul, Andreia afirmou “Temos como objetivo oferecer produtos com qualidade e preços acessíveis, proporcionando assim, a satisfação dos clientes desde 1983”.

fachada

Fachada a Kuchen Haus, a “Casa da Cuca” de Jaraguá do Sul. Foto: Ricardo Daniel Treis