Verdadeira tradição joinvilense, com grupos espalhados pelos quatro cantos da cidade, o canto coral ganha nesta semana um evento próprio que já nasce grande. Entre quarta (7) e domingo (11) de novembro, na Sociedade Harmonia-Lyra e em outros espaços, o Festival de Corais de Joinville receberá 18 grupos de três Estados e do Distrito Federal, além de três convidados. A programação completa está AQUI.

Nesse mesmo site estão à venda os ingressos para os três dias na Lyra. Eles também podem ser comprados na loja Verde Leve (Shopping Mueller) e na bilheteria do teatro, 1h30 antes dos espetáculos.

O maestro e diretor artístico do evento, Fernando Klemann, chama a atenção para o alto nível dos grupos inscritos – alguns foram campeões em outros festivais pelo país - e a variedade musical a qual o público será submetido. Canto gregoriano, medieval, sacro, erudito, moderno, contemporâneo e muita música brasileira passarão pelos palcos do evento.

"Aguardem por algo novo, diferente de tudo que já foi visto na cidade. Um dos intuitos do festival é levar ao conhecimento do público o que existe em canto coral não só em Joinville ou no Estado, mas no Brasil e no mundo. Queremos aguçar a curiosidade do público e dos coralistas de Joinville", afirma.

Camerata Lux Sonora, de Porto Alegre (foto de Neitor Corrêa, divulgação)

Na mostra competitiva, no sábado (10), cada grupo terá 15 minutos para se apresentar e terá de fazê-lo à capela (é permitido usar percussão). Na mostra não-competitiva, no domingo dia 11, o tempo de apresentação será de 10 minutos e o acompanhamento musical é liberado.

Uma premiação de R$ 10 mil será dividida entre os primeiros colocados da mostra competitiva – escolhidos por um júri de especialistas em canto coral -, e um prêmio extra de R$ 500 será dado ao coral mais votado pelo público em cada sessão. A outra mostra, apesar de não ser competitiva, premiará o coral destaque e os preferidos da plateia em cada sessão.

Shopping Mueller, Sesc, Lar Ventura, Expoville (durante evento do Corpo de Bombeiros) e CEU do Aventureiro são os espaços que também receberão os grupos do festival. A programação dos palcos abertos, que já começa na quarta-feira (7), também será divulgada no site www.coraisdejoinville.com.br.


Atrações especiais

Além dos grupos inscritos, o 1º Festival de Corais de Joinville será palco de um grande espetáculo: o do coro da Camerata Antiqua, de Curitiba (foto abaixo), um dos poucos coros profissionais do Brasil, com três décadas de história e celebrado internacionalmente.

No domingo (11), ele fará o concerto de encerramento sob regência de Mara Campos, legenda do canto coral no Brasil que ainda responderá por uma oficina de regência coral no domingo pela manhã.

 

Cido Marques, divulgação

Já a abertura do festival, na sexta-feira (9), será com o Atmen Chor (foto no alto), novo grupo de Joinville que faz sua estreia na cidade natal. O grupo apresentará um resumo da história do canto coral, desde a Idade Média até os tempos atuais, e contará com a participação da mezzo soprana Ariadne Oliveira.

Outra atração especial é a Lux Sonora, camerata de Porto Alegre que conta com instrumentos de sopro e percussão e se dedica à música barroca. O grupo vem à cidade acompanhando o Crianças Cantoras da IPDAE, que se apresenta na mostra não-competitiva, e aproveitará para fazer uma performance própria no sábado (10) à tarde. Com ele estará a mezzo soprano Cuca Medina.

***GRUPOS PARTICIPANTES

MOSTRA COMPETITIVA

Coral Allegro (Joinville/SC)
Coral Brasília (Brasília/DF)
Coral Ítalo-Brasileiro (Joinville/SC)
Coral Santo Antônio dos Anjos (Laguna/SC)
Coral Universitário UNISUL (Tubarão/SC)
Madrigal Udesc (Florianópolis/SC)
Ottava Bassa (Curitiba/PR)

MOSTRA NÃO-COMPETITIVA

Coral Cristo Bom Pastor (Joinville/SC)
Coral FIESC (Florianópolis/SC)
Coral Infantojuvenil Arte Maior (Joinville/SC)
Coral Laudate (Curitiba/PR)
Coral Luterano Santíssima Trindade (Joinville/SC)
Coral da Paz (Joinville/SC)
Coral da UFSC (Florianópolis/SC)
Coral da Univille (Joinville/SC)
Coro da Escola de Educação Básica Plácido Olímpio de Oliveira (Joinville/SC)
Crianças Cantoras do IPDAE (Porto Alegre/RS)
Shanty Chor (Joinville/SC)