Joinville testa semáforos inteligentes com câmeras térmicas

Por: OCP News Jaraguá do Sul

06/03/2018 - 10:03 - Atualizada em: 06/03/2018 - 10:21

A Associação Brasileira de Internet Industrial (ABII) anuncia o testbed de semáforos inteligentes, em parceria com a Prefeitura Municipal de Joinville. A solução de Internet Industrial transformará semáforos tradicionais em Sistemas de Transporte Inteligente (ITS) com o uso de câmeras térmicas de tráfego, tecnologia inédita no Brasil.

O sistema permite a detecção de pedestres, ciclistas e automóveis com 100% de precisão, sem interferência de chuvas, neblinas ou quaisquer condições climáticas.

A solução piloto será executada durante o primeiro semestre deste ano e está sendo liderada pelos especialistas que compõem os Grupos de Trabalho de Testbeds da ABII, que selecionaram este projeto baseados nos critérios de alto grau de inovação, impacto e escalabilidade.

Sistema vai ajudar nas estatísticas

Instaladas em alguns semáforos da cidade, as câmeras térmicas de tráfego coletam, em tempo real, dados das vias como fluxo de veículos, de ciclistas e de pedestres, permitindo aos semáforos inteligentes a tomada de decisão autônoma sobre o ajuste de intervalo em que devem operar, dando preferência para o tráfego em vias com maior congestionamento, por exemplo.

Além disso, o sistema poderá gerar estatísticas e insights que irão auxiliar a prefeitura de Joinville na tomada de decisões de planejamento urbano, tornando a cidade conectada com os conceitos mais atuais de Internet Industrial e de Cidades Inteligentes e Humanas.

O crescimento das frotas dos grandes centros urbanos lidera o número de problemas relacionados a acidentes e ao nível de estresse da população pela quantidade de horas gastas em congestionamentos. Segundo a última atualização de frotas do IBGE, em 2016, Joinville já registrava mais de 380 mil veículos – número que não para de crescer.

Já no Brasil, o aumento da frota foi de 119% nos últimos 10 anos e a estrutura viária não consegue acompanhar este crescimento.

Fonte: TI Inside