O maior eclipse lunar do século poderá ser visto nesta sexta-feira (27), no Brasil e em Jaraguá do Sul se as nuvens deixarem. E quem quiser ver o fenômeno mais de perto, pode se juntar ao grupo de observação do IFSC, que já está preparado para o grande acontecimento.

O grupo vai se reunir no campus do IFSC Centro, a partir das 17h30, com telescópios disponíveis para melhor visualização. Para participar, basta chegar na recepção do instituto e perguntar sobre o grupo, para se juntar ao resto da turma.

Leia também: Afinal, o maior eclipse do século poderá ser visto em Jaraguá do Sul?

O local para a observação será definido somente próximo ao momento do eclipse, pois será analisado o melhor lugar para instalar os telescópios.

O professor e coordenador do curso de Física do IFSC explica que os jaraguaenses vão conseguir ver o finalzinho do eclipse. | Foto Eduardo Montecino/OCP News

De acordo com o professor e coordernador do curso de licenciatura em física do IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina), Luiz Arthury, os horários sobre o acontecimento do eclipse são calculados pela física.

"O eclipse vai estar acontecendo antes mesmo da lua nascer. Nós, aqui em Jaraguá, provavelmente vamos conseguir ver o final, se o céu estiver favorável", comenta.

Arthury acrescenta que as pessoas já podem começar a se preparar para visualizar o eclipse a partir das 17h30. Ao que tudo indica, o espetáculo deve terminar em torno das 19h.

"O tempo e os horários variam muito de região em região, podendo ser uma diferença pequena ou considerável", complementa.

A "lua de sangue" promete durar aproximadamente uma hora e 40 minutos. O fenômeno marca a passagem da Terra entre o Sol e a Lua.

Foto Eduardo Montecino/OCP News

-

Quer receber as notícias do Por Acaso no WhatsApp? Clique aqui!