Jaraguaenses pelo mundo: um estudante explorando as belezas de Portugal

Rodrigo no castelo de Setúbal | Foto Arquivo Pessoal

Por: Gustavo Luzzani

18/09/2018 - 17:09 - Atualizada em: 19/09/2018 - 13:28

Já imaginou acordar e descobrir que foi escolhido para um projeto da faculdade e que ele te levará para Portugal? Pois foi exatamente isso que aconteceu com Rodrigo Dionissa, de 23 anos.

O estudante está há algumas semanas na cidade portuguesa de Setúbal e já demonstra o desejo de continuar por mais tempo no país.

O jovem nasceu em Balneário Camboriú, mas nos seus primeiros anos já estava em solo jaraguaense, por isso ele mesmo se considera um nativo do Vale do Itapocu.

Em 2014, Rodrigo começou a trabalhar em uma empresa de motores, mas essa rotina de produção não combinava com seu estilo. “Não aguentei a chatice da produção e resolvi estudar física”, conta.

Foi assim que Rodrigo entrou no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Agora, no último semestre do curso, a instituição lhe proporcionou uma viagem de três meses para Portugal, onde ele precisá realizar uma pesquisa sobre energia sustentável em uma faculdade local.

Rodrigo, de camisa cinza, nas boas vindas aos estudantes | Foto Arquivo Pessoal

Mesmo com o pouco tempo, ele já planeja ficar no país por mais um período. “Tenho três meses, mas gostei demais daqui e se achar um emprego pretendo ficar mais tempo”, comenta.

Como são os portugueses

A adaptação ao país estrangeiro não foi difícil, pois o clima e o idioma similares ao Brasil facilitam. Rodrigo relata que a receptividade dos portugueses com os brasileiros também foi boa, porém há uma diferença gigante na personalidade dos lusos.

“Eles são mais diretos e parece que estão sempre de mau humor, mas é normal, não são assim por mal”, garante.

Se pudesse trazer algo de Portugal para o Brasil, Rodrigo revela que levaria o preço das coisas, que segundo ele são mais baratas. Mas se fosse ao contrário ele não hesita. “Traria o bom humor do brasileiro que às vezes sinto falta nos portugueses”, destaca.

Cidade de Setúbal | Foto Arquivo Pessoal

Rodrigo levanta algumas questões em que os portugueses estão muito à frente dos brasileiros. No quesito segurança, ele conta que a maioria das casas nem têm garagem e os carros ficam estacionados na rua. “A gente volta para casa de madrugada e é bem tranquilo”, ressalta.

O estudante fala que o trânsito em Portugal é mais fluído, onde ônibus e trem são baratos e todos respeitam a faixa de pedestres. “Os motoristas param na faixa sempre”, enfatiza.

Gastronomia

Para o Rodrigo, as comidas de Portugal são parecidas com as brasileiras, com algumas peculiaridades. O que ele mais gostou foi o famoso pastel de Belém, o pastel de nata.

Pastel de belém | Foto Divulgação

Rodrigo conta que as carnes de frango e porco são bem diferentes, por isso, de carne ele só está comendo peixe.

Aliás, o que não falta em Portugal são pratos feitos à base de frutos do mar acompanhado de um bom vinho.

Amizades

Não demorou muito para Rodrigo fazer amigos em território lusitano, mas se engana quem pensa que suas amizades são com os “gajos”. Com inglês fluente, o jaraguaense teve facilidade para conversar com pessoas de outros países, entre eles um finlandês, um turco e três holandeses.

“Eles são bem pontuais, um pouco introvertidos, mas assim que te conhecem ficam mais abertos”, diz Rodrigo, acrescentando que os estrangeiros são menos irônicos que os brasileiros.

Rodrigo em um café de integração com seus amigos estrangeiros | Foto Arquivo Pessoal

O estudante também fez amizades com conterrâneos, e como ele é o único que tem o domínio da língua inglesa, vira tradutor em alguns locais.

Rodrigo está morando em um apartamento que alugou de uma brasileira, em Setúbal, que fica na região metropolitana da capital Lisboa. Sua casa está a apenas um quilômetro da praia, então ele costuma ir de bike e apreciar as águas cristalinas em meio as areias branquinhas. “São todas lindas”, confessa.

Praia da Figueirinha, em Setúbal | Foto Arquivo Pessoal

Vídeos no youtube

Os amigos de Rodrigo queriam tanto ver como era a cidade de Setúbal que convenceram o estudante a criar um canal no YouTube, que ele batizou de “Um Brasileiro Em Portugal“.

O canal já conta com três vídeos, um no castelo de Setúbal e outros dois na praia conversando com estrangeiros e questionando o que eles pensam sobre os brasileiros.

Rodrigo gravando seu terceiro vídeo | Foto Reprodução

Como se mudar para Portugal?

Portugal tem sido um dos destino preferido dos brasileiros que querem morar fora do país. A ligação entre os dois países, a facilidade com o idioma e o custo de vida menor são alguns atrativos.

Portugal pode ser considerado um país de fácil adaptação em relação a outros lugares, mas isso não quer dizer que seja fácil de entrar nele. Como qualquer mudança brusca de local, é necessário um bom planejamento.

“Não é tão fácil chegar e morar, você precisará já ter algum jeito de se sustentar. Mas é um lugar muito bom. Eu mesmo tô com vontade de ficar”, destaca Rodrigo.

O primeiro passo, e o mais importante, é conseguir um visto. Confira os vistos mais procurados em Portugal.

  • Visto de Estudo;
  • Visto de Trabalho;
  • Visto de Empreendedor;
  • Visto para Startup;
  • Visto de Rendas Próprias (aposentados, por exemplo);
  • Golden Visa (compra de imóvel).

Aqui você pode ver todos os tipos de vistos aceitos no país. Se você tiver a cidadania portuguesa ou de qualquer outro país europeu não precisa de visto para entrar na Europa.

Portugal dá muitas chances e vantagens para estrangeiros morarem em seu território, mas para isso é necessário oferecer algo em troca que ofereça benefícios ao país.

 

Quer receber as notícias do Por Acaso no WhatsApp? Clique aqui!