Jaraguaenses emocionam com participação em vídeos de campanha de trânsito

Por: Elissandro Sutil

13/03/2017 - 17:03 - Atualizada em: 14/03/2017 - 16:59

Você sabia que o Brasil é o 4º país no ranking dos recordistas em mortes no trânsito? São mais de 40 mil mortes por ano. Também é o 5º maior causador de mortes em Jaraguá do Sul. Esses dados são assustadores! Mas dizem que pra fazer a diferença no mundo, precisamos começar por nós mesmos. Por isso, a Prefeitura de Jaraguá do Sul criou, em 2016, o Programa Trânsito + Seguro, pra sensibilizar a população e resultar em uma cidade mais segura.

O programa já está na segunda campanha e, desta vez, com o slogan “Seja responsável, dirija pela vida”. Agora também conta com página no Facebook para divulgar os materiais de conscientização, dados de acidentes e depoimentos reais de vítimas e de familiares de quem perdeu a vida no trânsito em Jaraguá. É tocante!

Assista ao vídeo e relembre a história da Evelize:

Há quase cinco anos, ela e o marido estavam cruzando o Calçadão de moto e foram atingidos por um motorista imprudente e em alta velocidade.

Além das redes sociais (Facebook e WhatsApp), as mensagens serão divulgadas em diversas plataformas de comunicação: rádio, jornal, revista, outdoor, portais de noticias locais na web e Youtube. A campanha ainda envolverá blitz educativas nas ruas, intervenções em ambientes públicos e ações voltadas às crianças.


Leia também:
Trânsito é a quinta maior causa de mortes em Jaraguá do Sul

Mas todos nós podemos ajudar a divulgar também, através da hashtag #transitomaisseguro e convidando outras pessoas para participar. Aqui no QG a galera já começou a divulgar também. Afinal, o alerta precisa vir de todos. Siga a página no Facebook.

O programa

Foi criado a partir da necessidade de ações permanentes de educação e a implementação de soluções voltadas à redução de acidentes e mortes no trânsito. Para o programa acontecer, existe uma concentração de esforços entre o poder público – com a PM, a Polícia Civil e a Prefeitura – e a sociedade.

De acordo com dados do lançamento da campanha, em 2016, as mortes em acidentes já ultrapassaram em 5 vezes os homicídios. Em 2015, foram registrados 3.407 acidentes em Jaraguá do Sul, sendo 934 deles com pessoas feridas ou mortas. São gastos por ano R$ 25 milhões com despesas decorrentes de acidentes de trânsito no município. Com esse valor seria possível manter cerca de 4 mil alunos no ensino fundamental por um ano.

16797294_218603021946488_8593571525992482083_o

Comparando Jaraguá com Blumenau, por exemplo, verificou-se que aqui, mesmo tendo menos da metade da população (167 mil habitantes contra 343 mil) e de veículos (112 mil contra 251 mil), tivemos 1.835 acidentes até julho de 2016 contra 1.649 na cidade vizinha.

Com uma mensagem clara e direta, o logotipo do Programa faz alusão a uma pessoa dirigindo. O símbolo “+”, que também remete à saúde, é um alerta para que os motoristas coloquem sempre sua vida, e a do próximo, em primeiro lugar.

Em outubro de 2016, essa parceria deu origem a um comitê de trânsito para discutir e implementar soluções permanentes voltadas à redução de acidentes e mortes no trânsito através da educação.

Com informações: Prefeitura de Jaraguá do Sul