Jaraguaenses criam a “Netflix” das produções independentes de cinema

Por: Leonardo Koch

11/07/2019 - 05:07 - Atualizada em: 11/07/2019 - 08:16

Com o intuito de promover o cinema independente em todos os formatos e tornar Jaraguá do Sul um polo de produção cinematográfica, dois apaixonados pela arte audiovisual decidiram criar o Frame Latino, uma plataforma de streaming de filmes nacionais que visa divulgar obras de todo o Brasil.

O projeto é uma idealização do produtor cultural Isaac Huna e do animador digital Fernando Duarte. De acordo com Huna, o Frame Latino surgiu em função das experiências das últimas edições do Festival de Cinema de Jaraguá do Sul e da necessidade de aumentar o acesso às produções nacionais concentrando-as em uma única plataforma.

“É um trabalho inédito aqui na região e o objetivo é divulgar as produções e canalizar melhor os filmes independentes de uma maneira mais coletiva”, explica.

Atualmente, a “Netflix jaraguaense” está hospedada em um canal do YouTube e disponibiliza ao público produções de curta, média e longa-metragem, além fornecer conteúdos de animação e documentários de forma gratuita. A intenção é chegar ao fim do ano com mais de 100 filmes cadastrados no canal.

Entretanto, Isaac explica que conforme o desenvolvimento do serviço tenha um engajamento positivo, a intenção é monetizar a plataforma, integrar produções de filmes da América Latina e criar um site para hospedar os conteúdos.

“Com certeza esperamos que o projeto engaje a audiência, porém, sabemos como é difícil emplacar um novo produto digital”, avalia.

Fortalecendo o mercado cinematográfico

De acordo com o produtor cultural, a curadoria das obras vai muito além de fortalecer a divulgação dos filmes independentes. Na opinião dele, a criação do canal visa apresentar as produções ao mercado nacional e internacional, podendo assim, gerar futuras parcerias de co-produção, contratações e patrocínios.

“Estamos em uma vitrine para gerar negócios para ambas as partes”, comemora. Segundo ele, a iniciativa também é uma oportunidade para fomentar o turismo na região e no estado.

Assim como acontece no Festival de Cinema de Jaraguá do Sul, os amantes da Sétima Arte que tenham interesse em divulgar as suas obras na plataforma passam por uma criteriosa avaliação. Isaac reforça que os filmes podem ser inéditos ou não.

Para cadastrar as produções é necessário encaminhar o material através do e-mail frame.latino01@gmail.com ou entrar em contato pelo número (11) 99838 2468.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito: 

WhatsApp  

Telegram  

Facebook Messenger