Jaraguaense se destaca em competição e é considerado o 5º melhor sushiman do Brasil

Por: Elissandro Sutil

17/10/2016 - 14:10 - Atualizada em: 17/10/2016 - 14:26

Quando a gente diz que tem jaraguaenses com os mais diversos talentos, não dá pra duvidar. O chef de sushi, Anderson Rodrigues, de 26 anos, participou da 1ª edição da Copa Brasil Best Sushiman e conquistou a quinta colocação na competição. O evento selecionou profissionais especializados em sushi numa disputa acirrada durante a Asian & Japan Food Show, que aconteceu nos dias 7 e 9 de outubro.

E olha que não foi fácil, não! Ele contou pra gente que a pressão foi grande, não só por saber que estava competindo com pessoas tão experientes quanto ele, mas por ficar cara a cara com jurados bastante conceituadas na área, com atuação até no Japão. O evento aconteceu em São Paulo e, no primeiro dia, ele participou de um curso de proficiência em sushi, o Sushi Skills da All Japan Sushi Association, que certifica o chef a trabalhar com o preparo do sushi no mundo todo. Nesse teste, as 20 melhores notas foram classificadas para a Copa.

foto2

Processo de preparo do prato

Já nos dias 8 e 9, os 20 competidores – incluindo o Anderson – tiveram que preparar, em 45 minutos, o sushi tradicional e, na segunda prova, o sushi contemporâneo, para que cada um pudesse mostrar a sua criatividade e técnica com outros ingredientes também. “A avaliação geral deles foi feita com base nas técnicas de preparo, desde o corte do peixe, até a higiene, que deve ser impecável”, explica Rodrigues.

Prato preparado por Anderson na 1ª etapa, de Edomaezushi (sushi tradicional)

Prato preparado por Anderson na 1ª etapa, de Edomaezushi (sushi tradicional)

O jaraguaense trabalha com o preparo de sushi há seis anos aqui na cidade e, participar desse evento foi uma grande experiência na área. “Foi muito bacana. Além da oportunidade de poder trocar conhecimentos com outros competidores, conheci pessoas que admiro e me inspiro”, conta Rodrigues.

Anderson com o certificado de proficiência

O chef de sushi, Anderson Rodrigues mostra o certificado de proficiência

O vencedor do evento foi Eduardo Nakahara, do Rio de Janeiro. Ele levou a medalha de ouro e, entre os prêmios, ganhou a viagem para o Japão para participar da competição World Sushi Cup.

Fotos: Asian Foods Show e Arquivo Pessoal