Jaraguaense lança livro com receitas que ficaram famosas pelas mãos da “Vó Nica” nesta quinta-feira (3)

Foto Fábio Junkes/OCP News

Por: Elissandro Sutil

03/12/2020 - 15:12

A saudade dos encontros em família aos domingos, com mesa farta e muitos sorrisos, inspiraram a jaraguaense Marili Zanotti a resgatar receitas feitas pela mãe e montar um livro com os pratos que fizeram a alegria de amigos e familiares.

Com 60 opções doces e salgadas, sem glúten e lactose, além de imagens e depoimentos emocionantes. É assim que o livro “Vó Nica – Sabores de Casa“, chegou às bancas na quinta-feira (3) pela Design Editora.

O lançamento acontece por transmissão ao vivo no Facebook e YouTube a partir das 20h desta quinta. Segundo Marili, a ideia de montar o livro surgiu após ela tentar reproduzir uma das receitas feitas pela mãe, falecida em 2017.

“Dois fatos me marcaram muito: o primeiro foi o pepino que era feito para o encerramento da AMA (Associação de Amigos do Autista). Neste evento, nunca podia faltar o pepino da Nica, um prato aguardado por todos. Bateu-me saudades dele e tomei o desafio de tentar fazê-lo. Semanas depois, minhas filhas pediram que eu fizesse o croquete de camarão da vó. Durante a preparação, foi muito forte a sensação de ter a minha mãe me orientando no passo a passo”, relembra.

Foto Fábio Junkes/OCP News

Mais tarde, como meta de ano novo, Marili se comprometeu a organizar as receitas da mãe. Ela conta que algumas estavam anotadas em um caderno e outras apenas na memória, com lembranças de como a mãe fazia.

“Foi um longo processo de resgate e elaboração e com a ajuda da chef Eliziane de Souza Chiodini, criamos e recriamos as receitas que foram testadas para chegarem o mais próximo possível do gostinho de como a talentosa Nica preparava”, comenta.

Renda será destinada para AMA

Toda a renda proveniente da venda do livro será revertida à AMA, onde a autora é voluntária desde 2003 e Vó Nica também atuou de 2009 a 2017.

O livro será comercializado a R$ 80, pela Grafipel e pela associação.

A obra tem quase 150 páginas divididas entre molhos e temperos, saladas, patês, farofas e pirão, aperitivos, pratos frios e quentes, massas, carnes, bolos, cucas e tortas, gelados, sorvetes e diversos.

Para saber mais, basta seguir @vonicasaboresdecasa no Facebook e no Instagram.

 

Telegram Jaraguá do Sul