Jaraguaense ganha prêmio de melhor atriz em festival de Minas Gerais

Foto: Sabrina Marthendal

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

14/02/2023 - 09:02 - Atualizada em: 24/02/2023 - 20:04

A jaraguaense Sabrina Andrade, conhecida artisticamente como Bina Aparecida, foi eleita a melhor atriz com o espetáculo aDVAR – “Do Ventre a Raiz”, na 15ª edição do Festival Fenta, em Governador Valadares, no estado de Minas Gerais. Bina é palhaça há 9 anos e o espetáculo carrega bagagens da atriz, que refletem todos os passos que ela deu até aqui.

Com direção de Tetê Purezempla, o espetáculo é sobre uma palhaça que convida o público para tomar uma xícara de café com cachaça, uma sagrada receita de família. Porém durante o papo muitas coisas acontecem, Rouse Lopes (a palhaça) compartilha com o público suas dores, e convida-o a olhar dentro e sentir muitas emoções, desde risos a lagrimas juntos. Palhaça e plateia vivem muitas emoções.

Foto: Sabrina Marthendal

“Como palhaça nunca imaginei ganhar prêmios como melhor atriz, principalmente porque dentro do festival tem apresentações de diversos espetáculos de outros gêneros. Esse prêmio de melhor atriz mostra como a palhaçaria está evoluindo para um lugar de potência. Houve um movimento de palhaçaria feminina no Brasil muito forte, onde as palhaças tem se fortalecido umas nas outras, gerando formação para que cada vez mais palhaças ocupem esse lugar de reconhecimento”.

Além de ganhar o prêmio de melhor atriz, Bina também foi premiada com melhor figurino e o grupo Cia Divalhaças o qual faz parte foi premiado com o melhor espetáculo na categoria alternativo.

“O prêmio de figurino era um sonho antes mesmo de chegar ao festival, pois o figurino foi costurado por mim, e desenvolvido pelo meu colega de grupo Luís Gustavo Brusque. Nós construímos ele desde o principio, desenho até o ultimo bordado do vestido. Foi uma pesquisa intensa e nova para nós. Construímos juntos e cada detalhe é inspirado na minha história. Então ver o figurino ganhando troféus, mostra que o trabalho duro está sendo visto e reconhecido. O troféu de melhor espetáculo mostra que nosso trabalho foi apreciado e entre tantos outros artistas o júri nos escolheu, e isso mostra a potência desse trabalho como um todo. Ver que o espetáculo chegou nas pessoas, modificou elas de alguma forma e de fato esse realmente é nosso objetivo”.

Foto: Sabrina Marthendal

O processo de desenvolvimento do espetáculo durou cerca de seis meses, mas segundo Bina, o projeto já vinha sendo pensado há um tempo.

“O projeto estava no forno há um ano e desde então coletávamos ideias, explorávamos histórias para escrever o projeto”, revela a palhaça.

A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) ajudou com o transporte do grupo Cia Divalhaças até o festival em Minas Gerais. Segundo Bina, o município foi muito atencioso com os atores e tentaram auxiliar ao máximo.

“Uma surpresa ser recebida com a atenção e o cuidado que tiveram. A secretária Natália me respondeu muito bem, estavam muito dispostos a me ouvir e ajudar. Todos os funcionários tentando dar o seu melhor, sempre muito preocupados em fazer o correto, seguindo com as leis e auxiliando até aonde fosse possível. Fiquei muito feliz de ter sido abraçada dessa forma pelo município”

Foto: Sabrina Marthendal